zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Colunas / Cultura

 

11/04/2011 21h37 - Atualizado em 13/04/2011 18h54

Histórias da História!

Gerson Miguel Lauermann Gerson Miguel Lauermann
Contador, Consultor, Especialista em Comércio Exterior e Mestrando em Administração Estratégica de Negócios; Coordenador do Departamento de Cultura e Educação da FEBAP Brasil; Sócio-fundador e ex-presidente da ALMA – Associação Literária Mário Quintana de Santo Cristo; tem publicação em livro de contos regionais e em conjunto com outros autores em obras a nível nacional. Compositor de poemas nativistas gravados por Careca e Darlan Ortaça, Emmerson Gottardo, Mauro Dias e Berico de Miguel.

Santo Cristo viveu de 07 a 10 de abril a V Expoagro (www.expoagro2011.com.br), com diversas atrações. Quero registrar especialmente, o lançamento do livro Histórias da História de Santo Cristo, que traz relatos históricos de 20 santo-cristenses nativos ou adotados, recheados de aspectos pitorescos da nossa trajetória centenária.
A ideia do livro foi trazida pelo santo-cristense Vilmar Holz que reside em Porto Alegre e, aceita pela presidência da Expoagro, na pessoa do professor e vice prefeito Aloisio João Reis, convidou a ALMA - Associação Artística e Literária Mário Quintana para coordenar a edição desta magnífica obra. A ALMA por sua vez, designou o atual presidente Adair Philippsen para a organização do livro.
Na sexta-feira, 08 ocorreu o lançamento festivo do livro, com a presença da maioria dos autores, em disputada sessão de autógrafos. Durante a Expoagro, no estande da ALMA, os autores se revezaram, concedendo autógrafos àqueles que não puderam estar presentes na sexta-feira.
A manifestação de alegria das pessoas que adquiriam o livro - umas para lê-lo, outras para presentear, enviar para parentes espalhados pelo Brasil inteiro e, até, quem quisesse conquistar a cara metade com a obra -, era o que esperavam as duas dezenas de autores.
A obra, custeada com recursos da feira, foi vendida ao, não diria preço, e sim gesto simbólico de um quilo de alimento não perecível, que será doado pela Expoagro e ALMA a entidades assistenciais.
Lamentavelmente a edição é limitada e as obras disponíveis foram quase todas distribuídas durante a Expoagro. Resta agora a circulação do livro, que fará mais história se for levado de mão em mão para propagar a viva história de Santo Cristo. Quem sabe, novas histórias, com novos atores, surjam na próxima Expoagro...
Para registro, em ordem alfabética, os nomes dos autores: Adair Philippsen, Afonso Wagner, Afonso Wilson Schuster, Carmo Afonso Mallmann, Donato Heinen, Elvino Bohn Gass, Emílio de Souza, Ernesto Leopoldo Heck, Dom Estanislau Amadeu Kreutz, Gerson Miguel Lauermann, Guido Laurentino Stein, Jacinta Ruedell, José Deomar Hartmann, José Luiz Casarin, Pe. Lauro Büttenbender, Nico Gerhard, Odilo Kreutz, Ricardo Philippsen, Vera de Wallau Bohrer e Vilmar Holz.
O livro continuará à disposição dos interessados, por um quilo de alimento não perecível, na agência lotérica e na prefeitura municipal de Santo Cristo. Os alimentos arrecadados serão destinados a pessoas carentes. Durante os dias da feira foram adquiridos e distribuídos aproximadamente 1.300 exemplares.
Salve, salve, salve Santo Cristo, terra abençoada.

 

Capa do livro 'Histórias da História de Santo Cristo'. Capa do livro 'Histórias da História de Santo Cristo'.

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633