zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Colunas / Cultura

 

18/07/2011 20h58 - Atualizado em 18/07/2011 20h58

Seu filho está demorando para falar...

Carine Meinerz Carine Meinerz
Fonoaudióloga CRFa 8838, Especialista em Motricidade Orofacial - CEFAC/RS.

Existe um grande número de crianças saudáveis que ainda não falam. Essa "demora" para falar muitas vezes ocasiona angústia nos pais. Qual é a idade correta de uma criança falar? Algumas crianças apresentam uma "demora" para iniciar toda a sua tagarelice, porém, os pais ficam angustiados por não saber o que fazer, mas afinal, o que fazer?
A compreensão da linguagem precede à compreensão da fala, a criança comunica-se com gestos, olhares e mímica antes de se expressar verbalmente. A criança pode compreender muitas palavras mesmo sem saber articulá-las. Todo ser humano precisa ter os órgãos sensoriais, motores e de articulação em perfeitas condições para desenvolver uma linguagem correta. Também é importante que esteja em interação social.
Para um bom desenvolvimento da linguagem, os fatores hereditários e o estado de saúde, também devem ser considerados, no caso dos médicos descartarem a hipótese com problemas de articulação, fonação, ritmo ou afasia.
Os problemas de linguagem são, em sua grande maioria, relacionados a dois aspectos: psicológico e orgânico.
A criança antes de controlar o próprio comportamento é capaz de controlar o ambiente através da fala.
A fala é tão importante quanto a própria ação, ambas fazem parte da mesma função psicológica e têm como objetivo resolver problemas, quanto mais complexa a ação, mais importante se torna a fala.
A fala permite que a criança tenha maior liberdade de ação, e que possa diminuir a impulsividade, espontaneidade, planejando as atividades, ou seja, se auto-regulando.
Além de facilitar a manipulação dos objetos, a fala também reorganiza o comportamento da criança, dando-lhe um formato humano, possibilitando que a criança oriente e controle suas próprias ações sobre o meio.
Quando a criança não sabe falar e não existe problema orgânico, é possível que a questão social seja a grande responsável, muitas vezes, a família não permite que a criança haja por si mesmo, ou seja, atendem sempre às suas solicitações e transformam-no em "centro de atenções", não sendo necessário para ele utilizar a fala para ser compreendido, pois a comunicação não-verbal já o satisfaz.
Existem casos em que as crianças não têm como modelo uma linguagem humana, ou mesmo nas famílias nas quais o grau de miséria, seja ela sócio-econômica e cultural, influenciam diretamente na criança, por meio do uso pobre da linguagem falada e escrita e até mesmo do uso da linguagem não-verbal.
O desenvolvimento da linguagem é muito importante para o ser humano, pois é antes de tudo um meio de comunicação, expressão e compreensão e é assim que interagimos socialmente.

Dicas para estimular a fala da criança
Pronuncie bem, fale  sempre corretamente com a criança e mostre como articular as palavras, de forma agradável, é claro.
Force a fala,se seu filho aponta para um objeto, por exemplo, não atenda e faça de conta que você não entendeu. Peça a ele que diga o nome do que quer.
Dê espaço, proporcione momentos em que a criança fale. Deixe-a contar histórias, representar, conversar sobre o dia, contar uma piada, etc.
Fale certo, não use palavras no diminutivo. Por exemplo: em vez de  “pepeta”, diga  “chupeta”.
Tenha paciência, fale com a criança, NÃO por ela. Deixe- a terminar a frase no próprio tempo, mesmo que demore para completar a ideia.
Cantar é um bom estímulo. Leva a criança a perceber as sílabas, o ritmo e a entonação das palavras.
Conversar muito com o bebê desde o nascimento.
Ler livros para as crianças também é muito importante. As historinhas, além do estímulo que representam à imaginação, aumentam o vocabulário e a curiosidade sobre a linguagem.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Olá tenho uma pergunta á fazer. Meu filho já está com 2 anos e 8meses mas ainda não fala, de vez enquando ele solta alguma palavra mas é raro. ele está tendo acompanhamento com a fono, mas infelismente não estou vendo resultado algum. Já fizemos teste e ele ouve muito bem. Estou muito preocupada e triste o posso Fazer? Obrigado!!!

Meire - 26/06/2012 02h29

Parabéns pelo trabalho que realizas e pelas ótimas dicas que trazes. Utilizo-as tanto em sala de aula com os alunos, como também em casa com meu filho.

Nilda Binn - 12/09/2011 21h34

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633