zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Colunas / Cultura

 

29/04/2013 21h55 - Atualizado em 29/04/2013 21h57

Teoria da Relatividade de Einstein passa por mais um teste

History History
Canal 55 da sky

 

A Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, mostrou mais uma vez estar correta após a descoberta de dois raros pares de estrelas: um pulsar (ou estrela de nêutron) orbitado por uma anã-branca. O achado aconteceu com o uso do telescópio Green Bank Telescope e outros radiotelescópios do observatório óptico de Cerro Paranal, no deserto do Atacama, no Chile.

anúncio foi feito pelo Observatório Europeu Austral (ESO), e o estudo foi publicadona revista Science. Tanto um pulsar, que é um resto de supernova, como uma anã-branca, uma estrela que está esfriando lentamente, são objetos com massa entre uma ou duas vezes a do Sol, porém isso tudo está compactado em um raio muito pequeno, o que resulta em uma densidade incrível.

A combinação destes dois objetos produz uma situação extrema que, de acordo com a teoria da Relatividade, produziria ondas gravitacionais que tirariam energia do sistema e diminuíram sutilmente a distância entre as duas estrelas. Críticos da teoria acreditavam que, em ocasiões como esta, a Relatividade de Einstein deveria falhar.

Essa aproximação pode ser medida, precisamente, através do registro dos pulsos rádio emitidos pela estrela de nêutrons, neste caso a recém-descoberta PSR J0348+0432, que mede 20 quilômetros de diâmetro. E isso foi exatamente o que os pesquisadores puderam comprovar em suas medições."Nossas observações em rádio eram tão precisas quejá pudemos medir uma mudança no período orbital de 8 milionésimos de segundo por ano, exatamente o que prevê a teoria de Einstein", afirmou o cientista português Paulo Freire, envolvido no estudo.

A Teoria da Relatividade foi apresentada pela primeira vez há quase cem anos e, desde então, é colocada à prova por outros pesquisadores ou críticos que acreditam que ela pode conter algumas falhas. Mais recentemente, foi anunciado que os neutrinos viajariam acima da velocidade da luz, o que derrubaria um dos pilares da teoria. Contudo foi encontrada uma série de erros no desenvolvimento deste experimento com os neutrinos e ficou evidente que esta conclusão era apressada e equivocada.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633