zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Colunas / Cultura

 

17/05/2013 20h03 - Atualizado em 23/05/2013 20h32

NÓS SOMOS A ETNIA BRASILEIRA

Clarice Tomaz Clarice Tomaz
Graduada em Normal Superior pela Universidade do Norte do Paraná. Assessora da Cultura Afrobrasileira da 17ª CRE.

Inicia-se um novo calendário, 2013 pendurado na parede é prenúncio de novos sonhos, projetos e esperanças. Cientes das adversidades que virão pensamos: “somos brasileiros e não desistimos nunca”.

Ser brasileiro é desfrutar do mel e do sal, compor o grande caldeirão multicultural e plurirracial que é o Brasil. Novamente temos a oportunidade de mudar, fazer novas análises e com muita coragem arregaçar as mangas e ir em frente. É isto o que faz a Etnia-brasileira, busca nesta multiplicidade, nas diferenças étnicas e culturais ser uma só no espaço continental que é o Brasil.

Uma nação extremamente complexa, inigualável na sua diversidade, um país que possui influencia de diversos povos, indígenas, lusos, italianos, árabes, poloneses, croatas, alemães, negros, japoneses, e muitos outros; que aqui se estabeleceram e contribuíram na formação da identidade brasileira. 

 Mesmo assim, muitas vezes vemos ressurgir o discurso do ódio e do preconceito, somos a grande etnia brasileira, mas não podemos ignorar que ainda há muita desigualdade, desrespeito, preconceito por etnia, cor, regionalismo, religião, gênero e identidade de gênero. Os dados do IBGE são claros  quando expõe os números da exclusão, do não acesso a políticas públicas, de quem está no fronte da vulnerabilidade social, seja por fome, violência, drogadição, abandono, etc..

“Somos inclassificáveis”, e entender o Brasil é quase impossível, tentar vê-lo e fazer um raio X mundial, são tantas influências que nada é um só, do Iapoque  ao Chuí são diversos cheiros, sabores, sotaques,  ginga, nada é idêntico a terra natal do avô, bisavô ou parente que veio de além mar, tudo tem um toque brasileiro, pois a miscigenação racial e cultura é uma eterna ebulição  impregnada.

 Esta Etnia única só existe por nossa nacionalidade, através do Estado, da República

Federativa do Brasil, e no sentido antropológico não pode ser uma Etnia  porque não somos homogêneos. De forma positiva  pensamos nela no que tange direito de cada cidadão brasileiro, dentro de cada axé, porém,  que o sonho da Etnia brasileira não se torne bengala para reforçar da falsa democracia racial, para mascarar todos os problemas sociais de discriminação, homofobia e exclusão, as desigualdades econômicas  que sofre  parte da população brasileira.  

Salve a Etnia brasileira na sua essência, que irmana, de braços abertos e olho no olho, para que possamos folhear este novo calendário e enfrentar mais um ano com integridade, que saibamos dar as mãos nas diferenças em prol de todos.

 

Foto meramente ilustrativa. Foto meramente ilustrativa.

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633