zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Colunas / Cultura

 

04/10/2020 11h04 - Atualizado em 04/10/2020 12h01

Um filtro contra a imbecilidade

Paulo Schultz Paulo Schultz
Professor
Crianças indígenas nas portas dos supermercados vendem seus artefatos, e, entre eles, plumas coloridas em um arranjo, que chamam " filtro dos sonhos".
 
Um artefato que teria o poder de purificar as energias, separando os "sonhos bons" dos "sonhos ruins".
 
Estendendo a ideia para outro campo da vida, bem que deve haver  também o "filtro das redes".
 
A cobrir redes sociais, e internet, de modo amplo.
 
É  muita gente opinando sobre o que não sabe, com domínio escasso ou inexistente de tantos temas, passando recibo ilimitado de imbecilidade.
 
Claro que é possivel se  distanciar ao máximo disso, formando a própria rede de afetos, contatos e assuntos, mas como as interações podem se dar por inúmeras vias, sempre tem um momento, ou mais de um, em que aquela pérola de imbecilidade e ignorância acaba  chegando na sua frente.
 
Aí, você lê,  se apavora, e vem na mente aquela velha música do Fábio Júnior .....   " O que é que há? O que é que tá se passando com essa cabeça? "
 
E, na verdade, provavelmente não está se passando nada de estranho - a pessoa só tá passando o recibo em rede daquilo que ela é e pensa.
 
Repare, por exemplo, na opinião expressa em uma postagem feita por um seguidor do Bolsonaro.
 
Carece de raciocínio lógico, porque geralmente é uma coisa desconexa com o texto que gerou essa postagem ou comentário, e invariavelmente vem com os mesmos argumentos curtos, prontos e rasos. 
 
O texto, a postagem, pode ser sobre formigas, mas o comentário do bolsonarista será sempre sobre Lula ou o PT.
 
Incrível a pobreza das ideias dessa gente, e a limitação cognitiva.
 
Que tempo estranho é esse, em que se tem orgulho de se mostrar e deixar registrado em rede, o quanto a pessoa é imbecil ?
 
Claro, a gente tem que levar em conta uma coisa....
 
Eles, os imbecis,  sempre estiveram por aí, só que até um tempo atrás não havia redes por onde desfilar sua "sabedoria berrante".
 
Só que, dentro das redes,  ninguém é democraticamente obrigado a ter que aturar isso.
 
Óbvio que não se deve cogitar censurar ou cercear a liberdade em rede de alguém manifestar sua imbecilidade.
 
Mas podemos evitar a fadiga causada  pela exposição à leitura de opiniões estúpidas.
 
E a melhor forma de fazer isso é  não dar relevância,  nem comentário,  nem publicidade.
 
Deixar a estupidez exposta nas redes quieta,  sem Ibope, sem alcance, sem comentários, sem likes ou dislikes.
 
Funciona.
 
E aos poucos, vendo que não tem sucesso, nem repercussão, os imbecis vão se recolhendo.
 
Sendo reto:  O filtro contra a imbecilidade nas redes já existe e está presente em cada pessoa não- estúpida : é só não dar repercussão nenhuma, e, aos poucos, a estupidez há de diminuir, pelo menos até níveis toleráveis.
 
A humanidade agradece.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Verdade, do mesmo modo que lula e a petralhada usava FHC em todo e qualquer contexto para impor a ideia de que o Brasil só se tornou viável depois que o PT assumiu o governo. Só se falava em "herança maldita" todos os dias o dia todo, FHC, FHC, FHC. Mas, às escondidas, na hora do aperto, lula pediu conselhos a FHC - não sabiam?. Já contei essa história aqui, tá nas redes, e só procurar, mas podem acessar este link. https://correiodoestado.com.br/cidades/conversas-secretas-de-lula-e-fhc-esfriaram-mensalao/23359 E a falação contra FHC deu tão certo que até os dias de hoje os petistas sentem calafrios ao se depararem com as letrinhas FHC. Vocês usaram o filtro contra a imbecilidade sugerida pelo professor? Não usaram, e ainda repetiram como papagaios acéfalos o mesmo argumento. Agora, a bola da vez é Bolsonaro. Se sabe de longe quando um petralha começa a falar, a primeira coisa que sai de sua boca é "fascista", tsc tsc. Estou me esforçando, professor, para usar o filtro contra a imbecilidade, mas às vezes não resisto a tentação. Você percebeu, né?

Joca - 06/10/2020 07h26

Professor PAULO! Sempre com uma leitura mais profunda e analítica, do momentos e dos fatos. Entendo que o momento requer muita reflexão, por que chegamos a isso. Parabéns pela postura e sutilidade, com que aborda temas de extrema relevância, que para os cegos e incautos, passa ao largo.

Dario Azevedo - 04/10/2020 13h00

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633