zulupa.com.br
segunda-feira,29 de abril de 2024

Colunas / Cultura

 

18/10/2022 20h18 - Atualizado em 18/10/2022 21h18

Porque o monstro está vivo

Paulo Schultz Paulo Schultz
Professor

Pode ser uma pergunta.

Pode ser uma afirmação.

A menos de duas semanas da eleição presidencial crucial para o presente e o futuro do país.

Uma encruzilhada entre um projeto de país soberano e inclusivo e um projeto de barbárie armada e excludente, associado a um fundamentalismo charlatão e insano.

Não é, portanto, momento de ponderar teorias de fundo, nem fazer balanços analíticos de resultados e seus porquês.

Isso fica para depois do dia 30.

O foco agora são os fatos e as ações de campanha.

O dado concreto é que, até aqui, Lula tem uma vantagem cristalizada, porém apertada sobre Bolsonaro.

Assim entramos na fase final do 2o turno.

A partir de agora a disputa fica extremamente intensa - vai pesar a mobilização nas ruas e redes, o cuidado com detalhes para não ter deslizes que provoquem perda de eleitorado, o desempenho no confronto direto dos debates,e, principalmente, a disputa de narrativas e seu poder de convencimento a favor de um e de destruição da imagem do outro.

Um confronto dessa natureza, numa eleição de segundo turno, é, além de outras coisas, uma eleição que contrasta democracia e barbárie, flores e tacapes.

Porque há um componente central nessa disputa - o monstro está vivo.

O monstro-mor e seu movimento chamado bolsonarismo.

Vamos lidar nestes próximos dias com uma onda de violência política sem precedente.

Pressão, coação, ameaça e chantagem por parte de empresários, por parte da turma do agronegócio, e por conveniência da bandidagem do país, que anseia fervorosamente pela continuidade de Bolsonaro no poder.

A classe alta e a maioria da classe média se expondo de maneira nunca antes vista na defesa de sua vontade, de maneira visual e verbal, estabelecendo uma pressão que se pretende ser insuportável e amedrontadora para cima de todos os trabalhadores e de todas as milhões de pessoas das camadas mais humildes do país.

Sem falar naquilo que já é praxe da velha direita, assim como é agora da extrema-direita... uma altamente provável derrama colossal de dinheiro vivo, sem rastro, para tentar comprar votos.

Sem esquecer do dinheiro público que pode ser canalizado para o mesmo fim, através de subterfúgios como o orçamento secreto, além de outros formatos possíveis em âmbito estadual ou municipal.

Os olhos da extrema direita mundial brilham focados em manter no poder uma de suas principais figuras - o capitão Messias.

O monstro da morte e do fascismo e a sua horda de milhões de seguidores estão ávidos por sangue e tomados de ódio - um ódio patriota acima de todos os que não são os seus.

A nossa tarefa é dura, é necessária, e é vital.

Construir a vitória da esperança, da civilidade, do resgate da cidadania e da possibilidade de futuro para a grande maioria das pessoas dessa nação.

Ceifar o fascismo que se entranha no solo do país.

Daqui até o dia 30 é muito trabalho, muita conversa, e muita vontade de devolver o país para milhões de excluídos.

Para renascer, façamos acontecer Lula lá. E no dia 31 de outubro há de clarear outro dia, com a maior alegria que se possa imaginar.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

xwpbhj

8kwf49 - 11/11/2022 05h30

A gente que sempre acompanha seus textos, sempre tão bem elaborados no quesito cenário político que nos cerca, que admira seu posicionamento sempre em defesa de uma política de inclusão, que venha em benefício da maioria da população necessitada, a sua luta por justiça social, a gente que se identifica com suas ideias, que compartilha seus textos e até se arrisca a elaborar comentários, não sem antes refletir e pensar muito bem se aquilo que iremos escrever tem mesmo algo a acrescentar, se estaremos realmente sendo fiéis com o assunto que estás abordando, fica a pensar por que diabos alguém pode se atrever a contrapor, por exemplo, um texto como o de hoje. E surgem algumas conclusões: Na certa, quem o critica ou sente-se incomodado com o texto, ou está mesmo com medo que esse nosso lado certo estar na história prevaleça e vença toda a barbárie, a tosquice, e a mesquinhez que tenta disseminar. E a monstruosidade cada vez mais viva por aí...

Rose Bitencourt - 20/10/2022 09h21

A gente que sempre acompanha seus textos, sempre tão bem elaborados no quesito cenário político que nos cerca, que admira seu posicionamento sempre em defesa de uma política de inclusão, que venha em benefício da maioria da população necessidada, a sua luta por justiça social, a gente que se identifica com suas ideias, que compartilha seus textos e até se arrisca a elaborar comentários, não sem antes refletir e pensar muito bem se aquilo que iremos escrever tem mesmo algo a acrescentar, se estaremos realmente sendo fiéis com o assunto que estás abordando, fica a pensar por que diabos alguém pode se atrever a contrapor, por exemplo, um texto como o de hoje. E surgem algumas conclusões: Na certa, quem o critica ou sente-se incomodado com o texto, ou está mesmo com medo que esse nosso lado certo estar na história prevaleça e vença toda a barbárie, a tosquice, e a mesquinhez que tenta disseminar. E a monstruosidade cada vez mais viva por aí...

Rose Bitencourt - 20/10/2022 09h20

Esclareçam isto ao MP eleitoral. Mas parece que nem se preocuparam em pesquisar................Mas parece também que esqueceram da tentativa do golpe em 218 quando lula passou a candidatura ao haddad no último momento.

Joca - 19/10/2022 21h59

O cara vive noutro planeta ou suas fontes são muito ruins. LULA sequer foi candidato em 2018. Vso devolver o quê? Vai estudar cara! Se não aproveitou os programas dos governos do PT, vai pagar caro ...

Terezinha L Krolikowski - 19/10/2022 20h36

Excelente texto prezado colega. Parabéns és muito corajoso em mostrar a verdade, mesmo que incomode alguns. Gostaria de esclarecer a um dos leitores do teu texto, LULA NÃO FOI CANDIDATO EM 2018.

Noemi - 19/10/2022 19h01

Mas o mais curioso, explique Alckmim...............explique como você convive com isso? Você disfarça, faz de conta que é mentira? Como você faz para engolir todas as barbaridades que o canalha lhe proporciona?

Joca - 18/10/2022 20h57

O MP eleitoral acabou de rejeitar as contas da campanha de lula em 2018. Terá que devolver 9 milhões. E você tem coragem de falar das contas do Bolsonaro? Cara........esse partido vai acabar, esse câncer que se instalou no país, pois lula tá velho, e o PT não sobrevive sem lula, outra prova da insignificância de vocês............

Joca - 18/10/2022 20h46

Tem que ser insano para defender uma candidatura como a do lula. O sujeito mentiu e traiu o país inteiro, principalmente você, professor, porque você acreditou nele. O que te faz continuar bajulando lula? Vergonha de reconhecer? ou continua iludido? Lula se recusou a investir na educação básica porque investir em universidades lhe dava votos "cada mãe pobre que coloca um filho na universidade me rende mil votos" dizia. Hoje o país tá cheio de universitário em subemprego, trabalhando no Uber ou no balcão da farmácia. O dinheiro foi gasto, a educação continua com problema mas o canalha garantiu seus mil votos. E tem gente que ainda se ajoelha para esse canalha.

Joca - 18/10/2022 20h36

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633