zulupa.com.br
sábado,4 de maio de 2024

Colunas / Cultura

 

19/08/2023 17h44

RESILIÊNCIA EXTREMADA - a fé cega prosseguirá

Paulo Schultz Paulo Schultz
Professor
Ele  está inelegível por 8 anos.
 
Está implicado em um esquema ilegal e ardiloso de venda de jóias pertencentes à instituição Presidência da República, e conversão destas  em dinheiro vivo para proveito próprio, tendo  assessores diretos seus já presos por conta disso.
 
Está sendo implicado em uma acusação grave de tentar desacreditar o sistema eleitoral brasileiro de urnas eletrônicas, através da encomenda de uma fraude forjada por um hacker.
 
Mais acusações e implicações virão.
 
Bolsonaro  é um combo de ilicitudes.
 
Porém, tem milhões de seguidores raiz que permanecem e permanecerão o colocando na condição de líder político e "mito".
 
E mesmo que agora, ou senão logo ali na frente, Bolsonaro venha a ser implicado judicialmente e condenado, por irregularidades ou ilicitudes cometidas no seu período como presidente, mesmo assim um contingente grande de brasileiros ainda o seguirá.
 
Seria muito simplório dizer que se trata pura e simplesmente de ignorância , tosquice, estupidez ou burrice.
 
Tem muito disso..mas o buraco é maior.
 
É algo mais profundo : é  convicção e  fé cega.
 
E mesmo que porventura Bolsonaro caia em desgraça perante este mesmo público, o bolsonarismo permanecerá.
E se o bolsonarismo também cair em desgraça, mesmo assim, algo mais profundo permanecerá.
 
Para baixo da superfície onde está Bolsonaro , onde está o bolsonarismo, há uma raiz profunda onde milhões de brasileiros se encontram,  se identificam e se coesionam.
 
Uma raiz que muito provavelmente eles não tenham clareza conceitual do que seja.
 
É aquilo que nós identificamos como extrema direita.
 
Mas que para eles se expressa em quesitos vitais: família, pátria, religião e liberdade.
 
Um conceito próprio do que cada uma dessas coisas seja,  e,  ao mesmo tempo,  uma aversão e ódio destrutivos em relação a tudo e todos que tenham uma concepção diferente em relação a cada um destes quesitos.
 
Bolsonaro e seu bolsonarismo tiveram, de 2018 para cá,  a habilidade de coesionar toda esta gente.
 
Toda essa gente já estava por aí ...na tua família, no teu ambiente de trabalho, na tua vizinhança, no teu clube, etc.
 
Mas eles não tinham um espelho empoderado que lhes encorajasse e permitisse expressar quem de fato são, em que coisas acreditam, e o que e quem eles mortalmente odeiam, detestam ou têm preconceito.
 
Isto é algo que não se muda simplesmente com o descrédito de um líder ou descrédito de uma corrente de pensamento.
 
Até porque todo esse contingente de pessoas é alimentado e também ser retroalimenta em uma bolha de comunicação própria que transforma em narrativa deturpada os fatos, direcionando sempre para o reforço daquilo que toda esta gente acredita.
 
Não digo aqui que é inócua a derrocada política de Bolsonaro e a derrocada política do bolsonarismo.
É algo necessário.
 
Mas o que quero frisar é que as raízes são mais profundas.
 
E ao mesmo tempo em que elas são raízes profundas que mexem com coisas multisseculares e estruturais da sociedade brasileira, é preciso que se tenha claro que essa ascensão,  esta onda de extrema direita, que se manifesta no empoderamento de lideranças pelo mundo afora, é algo que permanecerá por um período de tempo histórico por conta da conjuntura mundial que se constituiu dos anos 90 para cá, com a aplicação do receituário neoliberal .
A ascensão da Extrema direita e de concepções deturpadas de parcela da humanidade derivam das mazelas social e econômica causadas pela aplicação do receituário neoliberal.
 
Um modelo de sociedade que produziu mais mazelas do que benefícios para a imensa maioria da população mundial só poderia descambar na ascensão de um sintoma político doentio e perverso.
 
Talvez logo ali na frente Bolsonaro se esvaia, e o bolsonarismo também, mas as concepções de extrema direita que estão por baixo da superfície, e portanto arraigadas em parte da sociedade brasileira, essas levaram mais tempo para serem mitigadas.
 
A resiliência da extrema direita brasileira é grande,  e sua fé cega em concepções  deturpadas  permanecerá.
 
Cabe à parcela majoritária da sociedade brasileira construir uma fortaleza de democracia e de cidadania, para que esse sintoma doentio e perigoso seja mantido sob controle, e seja coletiva e gradativamente mitigado.
 
Vida que segue... de preferência entendendo o chão que pisamos.
 

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Ótimo artigo.

CARLOS MAGNO DA ROCHA - 23/08/2023 11h48

E deve continuar por muito tempo esse fanatismo, veja os seguidores do Malafaia, que agora agride o STF em suas pregações para um povo de boa fé, Tem-se que apurar as falcatruas do ex-presidente e encontrar uma punição severa que atinja também seus apoiadores, políticos e religiosos.

CARLOS MAGNO DA ROCHA - 23/08/2023 11h48

Análise muito boa. Eu diria ainda que essa gente medíocre, dificilmente irá renunciar a essa sua fé. Milhões deles recebem tudo e se aproveitam de todos os programas sociais e de desenvolvimento mas continuará sua fé cega, na doutrina da extrema direita. Frei Beto escreveu um texto, bastante recente, (não me ocorre o título agora) em que ele chama a atenção ao nosso fazer político, e as ações do Governo com todos os ótimos programas e a construção da cidadania, que isso não vai ser o bastante para ganhar uma próxima eleição, se não for feita uma grande "ideologização" (palavra minha) para tentar fazer parte dessa massa se "converter" a uma outra fé, a fé de uma sociedade justa, cidadã .....

Odilo Kreutz - 20/08/2023 15h12

Muito bom Paulo.

Neida Frohlich - 19/08/2023 23h10

Infelizmente este traste ,fala o que este povo sem escrúpulos quer ouvir e falar

Helena - 19/08/2023 20h47

Estamos presenciando um reflexo histórico da formação da sociedade brasileira a qual foi erguida na base do autoritarismo, escravidão, que perdura desde a época colonial. Nosso país possui uma vertente conservadora e mudar esse aspecto é uma tarefa hercúlea. Portanto é imprescindível desenvolver suportes que possam fortalecer a democracia e manter a grande maioria da população longe dessa doença grotesca da extrema direita.Um enorme caminho a percorrer.

Flávio da Costa Girardon - 19/08/2023 20h32

O Bolsonaro, não existe sozinho.

Adilson João Steffen - 19/08/2023 19h59

Muito bom.

Ana Maria de Oliveira - 19/08/2023 19h57

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633