zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Colunas / Gospel

 

01/11/2011 16h48 - Atualizado em 01/11/2011 16h51

Filhos e Pais

Fábio Júnior Grisol Fábio Júnior Grisol
Integrante do Ministério tempo de Resgate da Cidade de Tuparendi-Rs, desempenhado a função de músico, guitarrista, estudante de teologia no STS (Seminário Teológico Siloé).

Efésios 6: 1-3

¹ Filho, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e a sua mãe, pois isso é certo.
² Como dizem as escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: ³ “Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.”
Cremos que por uma questão até mesmo de princípios e leis do próprio ser humano os filhos devem respeito aos pais, alias não só essa lei, mas assim como a maioria das leis do ser humano baseiam-se em mandamentos do Deus altíssimo, como: não matarás, não roubaras... etc. Assim percebemos que querendo ou não,  a bíblia influencia sim o padrão de vida da nossa nação, até mesmo aqueles que não ouviram a palavra, mas que por natureza tem de viver dentro das leis do ser humano (do país).
Algumas versões da bíblia nos trazem “honrar” pai e mãe e não “obedecer”, levando em conta uma pessoa que honra também obedece, pois a etimologia da palavra honra traz consigo o significado “ação diferente, de princípios morais, que evidenciam virtude”, ou seja, obedecer por honra, e não obrigação, isso é uma virtude, que segundo as escrituras traz consigo uma promessa.
Através dos versículos aqui citados, Deus da uma promessa a quem cumpre esse mandamento, mas, muitas pessoas distorcem o significado dessa promessa, que é “Viver muito tempo”, porem, o que entendemos por esse viver?
Muitas pessoas analisam essa palavra, levando em conta o fator tempo, que também é importante dentro desse mesmo âmbito, mas não é o principal significado dentro dessa palavra. Quando entramos a fundo analisando essa palavra podemos perceber que uma pessoa que honra seu pai e sua mãe “vive bem”, mas uma pessoa que não honra, totalmente ao contrario, mas e se os pais morressem? Uma pessoa que viveu ao lado de seus pais honrando (amando, obedecendo, fazendo o que pode por sua salvação) vai com certeza sim sentir saudades e chorar, mas, vai tranquilamente viver, por que fez o que estava ao seu alcance (honrou). Analisando o outro lado, uma pessoa que não honrou as pessoas (pais) que foram essências para formação de seu caráter e crescimento, tanto físico como pessoa, como poderão viver tranqüilos? Será que podemos arriscar-nos a dizer que vai viver? Será que é vida?
Quando esse trecho do versículo diz “viverá muito”, podemos crer que se trata não somente de tempo, mas, principalmente de viver bem, tranqüila e abundantemente.
Que possamos refletir sobre essa palavra, sobre o honrar e seu significado, temos honrado verdadeiramente?
A Paz do Nosso Senhor Jesus seja com vosco!

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Boa tarde, a Projeto Web está promovendo uma ação de renovação de site em Janeiro 2018. Caso deseje renovar o site, você pagará apenas a mensalidade do site (hospedagem + manutenção) e a ativação do serviço. Não tem valor de construção do site! O Site consiste em um modelo padrão responsivo com otimização avançada para o Google com até 10 páginas. Site mais rápido, moderno e eficaz, com a tecnologia mais atual em programação e efeitos visuais dinâmicos. Tem interesse? Entre em contato e saiba mais informações. Atenciosamente, Enrico Landi / João Paulo Comercial Projeto Web 19 - 3826-2294 / 9 8220-7552

Projeto Web Site - 30/01/2018 11h50

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633