zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Colunas / Gospel

 

21/11/2011 15h55 - Atualizado em 21/11/2011 15h56

Santo, eu?

Pr. Fábio de Mattos Pr. Fábio de Mattos
Fábio de Mattos, pastor da Comunidade Cristã Espaço Nova Geração, estudante da graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana de Londrina, casado com Luciane de Mattos.

O que te vem a mente quando você ouve a palavra santo? Uma imagem de gesso? Deus? Um pastor engravatado? Um pastor de calça jean? Um padre? Uma criança? Colossenses 3:12 diz: “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.”
O Apóstolo Paulo afirma que nós somos santos. Sim, você e eu. Não seremos santos, não estamos santos, mas somos santos! Assim como somos pecadores, somos santos! Santos, pois Deus nos vê assim. Santo é perdoado, separado e purificado do que confronta Deus, do que entra em choque com seus valores. Ser santo não significa ser perfeito, nem obedecer uma lista de regras. Ser santo é ter conciencia de que mesmo tropeçando, somos perdoados, e basta querermos para nos levantarmos novamente e seguirmos nossa caminhada. Sem culpa, livres! Se observarmos o conceito bíblico de céu, entenderemos que céu é o lugar onde tudo agrada a Deus. Veja que nesse versículo Paulo nos orienta a como santos buscarmos uma série de qualidades. Essas qualidades são virtudes do reino de Deus. Quando as praticamos trazemos o céu até nós. A pergunta a ser feita não é tanto “como, ou o que devo fazer para ir para o céu?”, mas muito mais “o que devo fazer para o céu chegar até mim?” Lendo os Evangelhos, percebo que Jesus realmente fala muito pouco sobre a vida além desta que vivemos. Mas porque? Possivelmente porque ele entendia sim, que a vida além desta é uma continuação das escolhas e decisões que fazemos e tomamos aqui e agora. Trazer o céu até a minha volta é burcar o que Paulo nos orienta: Compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciencia. Quando pratico isso, trago o céu até mim, até minha volta, sou luz, sou sal.

Se sou encorajado a trazer o céu até mim, significa que o inferno será combatido. O conceito essencial de inferno no Novo Testamento é “ausencia de Deus”. Miséria, opressão, mentira, solidão, desespero, roubo, morte, assassinato. Tudo isso são sinais do inferno na terra. Da ausencia de Deus. Se sou santo e devo trazer o céu, o reino de Deus até mim, até minha volta, até aqui e agora, entendo que devo lutar contra o inferno que esta em minha volta. Como santo de Deus, devo lutar contra a ausencia de Deus em minha volta, na vida das pessoas que vivem próximas a mim. Não se trata de uma luta platônica (do conceito de Platão) do bem contra o mal. Se trata sim de como santos de Deus, como cristãos, sermos luz, agindo nessa sociedade para que o reino de Deus venha até nós, desfazendo a injustiça e a maldade. Se trata de sermos cristãos agindo com compaixão e bondade e não somente discursando. Se trata de resgatarmos e praticarmos os valores de Cristo nessa terra, querendo transformar e melhorar esse mundo e não se livrar dele.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633