zulupa.com.br
sábado,27 de abril de 2024

Colunas / Pet

 

26/03/2011 19h07 - Atualizado em 27/03/2011 21h03

Evite acidentes domésticos com seu gato

Simone Rauber Würfel Simone Rauber Würfel
Médica Veterinária - Universidade Federal de Pelotas

Embora todos conheçam o velho ditado “a curiosidade matou o gato”, nem todos sabem os riscos reais que o felino corre diariamente por ser um animal tão curioso. Gatos gostam de explorar o desconhecido, eles tem agilidade para entrar em espaços apertados e subir em lugares altos. Às vezes, isso os coloca em perigo.
Mais do que nunca, muitos gatos tem o privilégio de ter dono e moradia. No entanto, ás vezes o perigo espreita nos lugares mais inocentes, mesmo na segurança de uma casa. Por isso, como donos responsáveis, é nosso dever estar sempre atentos, minimizando os riscos e tornando a casa o mais seguro possível, principalmente quando se tem um filhote. Para impedir que a curiosidade do seu gato seja fatal, algumas precauções devem ser tomadas.
Se você mora em casa que tem janelas altas ou em apartamento, coloque telas de proteção nas mesmas. Gatos adoram ficar no parapeito das janelas olhando pra fora. Por distração, podem escorregar ou até mesmo pular da janela atrás de um pássaro ou inseto que passa voando.
Procure se informar sobre as plantas que você tem em casa, pois muitas são tóxicas para gatos.  A ingestão de grama pelos gatos ocorre com frequência e não causa problemas. Porém, quando confinados, podem comer plantas em substituição à grama e algumas delas podem ser muito perigosas. Comigo-ninguém-pode, azáleas e copo-de-leite são alguns exemplos. Os gatos também podem ingerir acidentalmente veneno de plantas pulverizadas com herbicidas ou presas envenenadas.
Habitue-se a bater no capô do carro antes de ligar o motor. Os gatos gostam de se esconder em cima dos pneus e dormir perto do motor do carro, principalmente no inverno. Verifique também se o gato não está dentro da lavadora ou secadora de roupas antes de ligá-las e antes de fechar a porta da geladeira, veja se o seu amiguinho guloso não está lá dentro.
Jamais administre medicação humana por conta própria em seu gato. Alguns medicamentos, dentre eles o paracetamol e a aspirina, são tóxicos para os gatos, podendo ser mortais. Além disso, o uso indiscriminado de medicamentos veterinários pode levar o animal a ter sérios problemas de saúde e lesões irreversíveis. Consulte seu veterinário antes de dar qualquer remédio para o seu gato.
Escolha com cuidado os brinquedos para seu gatinho, pois o brinquedo errado pode ser perigoso. Brinquedos com cordas, lã e barbante só devem ser usados sob a sua supervisão e nunca devem ser deixados em lugares onde os gatos possam pegá-los sozinhos. Além dos perigos de asfixia e obstrução intestinal, o gato que fica emaranhado com barbante ou lã pode entrar em pânico e se machucar. O mesmo pode ocorrer quando os gatinhos resolvem brincar com os cordões das cortinas que, por segurança, devem ser amarrados ou presos longe do alcance deles. Em geral, deve-se ter cuidado com qualquer objeto pequeno, pontiagudo ou que possa ser quebrado em pedaços pequenos e engolido. A ingestão de objetos é muito freqüente em animais jovens, podendo causar obstruções intestinais e lesões graves no aparelho digestivo. Quando chegar em casa das compras, guarde todos os sacos plásticos. Muito cuidado ao guardar linha de costura agulhada e anzol.
Esconda ou tampe as latas de lixo, coloque grades de proteção no fogão e não deixe fios de eletrodomésticos pendurados. Mantenha gavetas, baús e armários sempre fechados, pois os gatos adoram lugares escuros e quentes para dormir, podendo ficar trancados por acidente. Verifique se a fiação elétrica está fora do alcance, é comum um filhote roer ou mastigar fios elétricos e telefônicos.
Tenha certeza de que os produtos de limpeza domésticos estão bem guardados e fora do alcance de seu gato. Desinfetantes podem ser um perigo mortal e não devem ser usados nas áreas ocupadas pelo animal. Nunca utilize sprays inseticidas quando ele estiver por perto. Gatos vivem se lambendo para higienização e tudo que ficar aderido ao pêlo provavelmente será ingerido acidentalmente.
Nunca deixe água na banheira e jamais permita que seu gato beba água do vaso sanitário, especialmente se utilizar produtos desinfetantes.
Cuidado também com produtos para pets. Mesmo produtos próprios para animais podem ser extremamente tóxicos para gatos, examine o rótulo de sabonetes e xampus antes de usar. Alguns remédios usados contra a sarna e inseticidas para matar pulgas também podem ser fatais para gatos.
Todos os anos, centenas de gatos morrem, ficam doentes ou feridos devido á acidentes em casa. Por isso, devemos sempre estar atentos aos riscos e remover todos os potenciais perigos. No entanto, como não se pode prever tudo e mesmo com todo nosso cuidado ainda podem ocorrer acidentes, é importante saber como proceder nas emergências mais comuns. O pronto atendimento é uma medida importante até que a ajuda profissional veterinária seja possível e pode salvar a vida do gato em uma emergência. O veterinário pode aconselhá-lo quanto ás medidas de primeiros socorros.

 

Brinquedos com cordas, lã e barbante só devem ser usados sob a sua supervisão. Brinquedos com cordas, lã e barbante só devem ser usados sob a sua supervisão.
Gatos adoram ficar no parapeito das janelas olhando pra fora. Gatos adoram ficar no parapeito das janelas olhando pra fora.

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

B \L VHGUWNN ZBDIERAN KXJFWMF

LOYSE - 30/09/2013 17h47

devemos dar banho aos gatos? ou a higiene feita por eles é suficiente

maria - 14/08/2012 19h25

Simone, excelente matéria, eu como "mãe" de um gato e médica veterinária, recomendo que leiam a sua matéria, muito bem escrita e com informações de extrema relevância! Agradecida!

Milena - 16/07/2011 12h17

Estou adorando essa coluna, acompanho sempre, obrigado pelas dicas!

Jenifer - 04/04/2011 16h19

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633