zulupa.com.br
terça-feira,30 de abril de 2024

Colunas / Pet

 

11/05/2013 13h19 - Atualizado em 25/05/2013 20h28

Sobre Raças de Cães: Raça Dálmata

Diego Ariel Czycza Diego Ariel Czycza
Administrador Geral do Portal Zulupa

Apesar de existirem retratos desta raça ter sido encontrada em pinturas egípcias, crê-se que é original da Dalmácia, região do mediterrâneo oriental da antiga Jugoslávia. Podemos dizer que o seu segundo país é Inglaterra.

Nos EUA o Dálmata é o símbolo dos bombeiros.

Com respeito ao seu aspecto em geral, o Dálmata é parecido com o Pointer. Tem um tamanho médio, um pouco mais largo do que alto. O seu corpo é rijo e musculado como também elegante, com uma altura que ronda os 60 cm. Tem a cabeça ampla e as orelhas situadas acima da cabeça. Os seus olhos são de forma arredondada.

A pelagem é curta e rígida e com manchas pretas ou cor de café. Quando nascem, os cachorros Dálmatas são completamente brancos. No passar do tempo vão adquirindo mais manchas. Quanto maior o número de manchas que o exemplar possuir, mais apreciado o mesmo é.

Trata-se de uma raça tranquila e serena. É muito fiel ao seu dono. De resto, esta raça é recomendada a pessoas que tenham tempo para lhe dedicar e que tenham experiencia com cães pois esta raça é muito unida ao dono. É um cão demasiado activo e dinâmico para ser um cão de família ideal, por isso vai ser necessário sessões diárias de exercícios físicos.

Antigamente era utilizado como cão de caça ou de guarda. Hoje em dia é mais utilizado como um cão de companhia. Uma das doenças que podem afectar esta raça é a surdez, pelo que se deverá prestar especial atenção neste ponto se temos um exemplar de raça Dálmata connosco. Esta raça alcançou a popularidade máxima devido aos desenhos animados e filmes dos “101 Dálmatas”.

 

Raça Dálmata Raça Dálmata
Raça Dálmata Raça Dálmata

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633