zulupa.com.br
domingo,5 de maio de 2024

Colunas / Variedades

 

04/10/2011 10h15 - Atualizado em 04/10/2011 10h22

Descarte do óleo utilizado em frituras

Greici Oliveira Greici Oliveira
Bacharel em Química de Alimentos/UFPel. Mestre em Ciência e Tecnologia Agroindustrial/UFPel. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Agroindustrial/UFPel.

A maioria das cidades ainda não possui uma forma adequada de descarte do óleo utilizado para fritura. Assim, esse resíduo que provoca grande impacto no meio ambiente, normalmente é descartado na pia da cozinha.
O óleo não deve ser descartado no ambiente porque um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água. Isso equivale em média, ao consumo de uma pessoa durante um período de 14 anos. Nas cidades em que há tratamento de esgoto, o óleo não contamina diretamente rios, lagos ou lençol freático. No entanto ele pode ser responsável pelo entupimento de tubulações, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta, além de onerar o custo operacional do sistema.
Além disso, a decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. Segundo Alexandre D’Avignon, professor do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da UFRJ, o óleo de cozinha que normalmente vai para o ralo da pia, acaba chegando ao oceano pelas redes de esgoto. Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam na emissão de metano.
A maioria dos ambientalistas concorda que não existe um modelo de descarte ideal do produto. Uma das alternativas é reaproveitar o óleo de cozinha para fazer sabão. Outra alternativa ecologicamente correta, atualmente em evidencia, é a produção de biodisel.
Segundo D’Avignon, a produção de biodiesel, faz com que haja um ciclo de vida do óleo, permitindo que ele volte ao sistema produtivo substituindo o consumo de óleo diesel. Atualmente já existem ONGs que trabalham com a reciclagem de óleo.
No entanto, mesmo que o cidadão desconheça algum posto de recebimento para reciclagem de óleo, ele deve ter consciência, que jogá-lo na pia da cozinha, não é a medida correta a ser tomada. Nesse caso, a melhor forma de realizar esse descarte é armazenar o óleo em uma garrafa PET com tampa, por exemplo. Esse material deve então, ser jogado no lixo orgânico, para que a partir da coleta seletiva, seja dado o destino correto do óleo de cozinha.

 

Esse resíduo que provoca grande impacto no meio ambiente normalmente é descartado na pia da cozinha. Esse resíduo que provoca grande impacto no meio ambiente normalmente é descartado na pia da cozinha.

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Adorei o artigo, extremamente informativo Drª Greici, muito obrigada.

Milena - 13/10/2011 21h53

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633