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17/10/2011 21h34

Conexão 6.0 – O Poder da Terceira Idade

Ideias e Soluções Ideias e Soluções
Coluna da Soluty Comunicação e Design. Artigos voltados para o mercado da comunicação, com diversos assuntos voltados a empresários, profissionais, estudantes e interessados pela área.

Pessoas com mais de 60 anos - os integrantes da dita terceira idade - mantêm suas atividades normais como qualquer pessoa. Alimentam-se, se divertem, viajam, namoram, enfim, consomem. No entanto, geralmente são tratados como consumidores de remédio, como se sua única preocupação fosse com a saúde.
A expectativa de vida do brasileiro aumentou muito nos últimos anos, em função dos avanços tecnológicos, medicamentos e outros fatores e a participação da terceira idade no mercado consumidor é cada vez maior. Segundo Peter Drucker, “os consumidores estão vivendo mais tempo e as empresas precisam criar novos produtos e serviços para a terceira idade” e de acordo com Ken Dychtwald, “oséculo XXI será comandado pelos novos velhos. Essas pessoas terão outros hábitos, tais como voltar a estudar aos 50 anos, apaixonar-se aos 60, reinventar-se aos 70 e 80.”
Os idosos formam hoje um mercado de quase 20 milhões de consumidores. Até o meio do século, eles devem chegar a 64 milhões de pessoas, ou seja, 30% da população. Potencial que as empresas geralmente têm menosprezado. A maior parte delas ainda tem uma imagem distorcida dos seniores, que acaba se refletindo no desenvolvimento de produtos, serviços e campanhas publicitárias.
O que dizer então da internet, um meio que sempre se imaginou para jovens? Segundo dados do Ipobe Monitor, só em maio deste ano, três milhões de pessoas com 55 anos ou mais navegaram na Internet, de casa ou do trabalho - a fatia já representa 8% de todos os usuários ativos do mês.
Em 2009, os idosos eram 5% dos usuários brasileiros contra 2% em 2008.“Eles têm mais tempo, mais informação e, consequentemente, são mais exigentes. Estão numa fase em que possuem recursos financeiros e, ao mesmo tempo, querem aproveitar a vida”. Segundo dados da Brasil Data Sênior 57% dos usuários seniores lêem notícias em sites, 53% recebem e enviam emails, 30% se comunicam usando MSN e Skype, 24% acessam sites de redes sociais e 20% fazem compras.
Tanto no mundo real como no virtual, os idosos pedem passagem, esbanjando disposição para viver e investir, especialmente em marcas e produtos que os valorizem. Quem não entender esta nova realidade, estará em pouco tempo fora do jogo. É preciso direcionar criar produtos, serviços e ações de marketing para trazer esta nova força para junto da empresa e, junto com ela, rejuvenecer.

Fontes:
Revista Proxxima, julho de 2010.
Terceira idade no brasil, um mercado em expansão: oportunidades de novos negócios através de uma análise mercadológica. Renata Melo Faria, 2009.

 

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