zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Colunas / Variedades

 

21/10/2011 21h34

País Estruturado

Roque Aloisio Weschenfelder Roque Aloisio Weschenfelder
Graduado em Letras, professor de Português, Inglês e Literatura, escritor premiado em dezenas de concursos literários e textuais diversos no Brasil e em Portugal, integra mais de meia centena de antologias literárias.

O Brasil sofre com a crise econômica mundial, pois na era das relações internacionais em que todos têm a ver com todos, não é possível estar alheio com as ocorrências nas outras nações. Sabe-se que a crise atual começou na Europa, logo a parte do mundo apregoada de economia mais sólida, mas afetou de forma mais violenta países como Portugal, Espanha e Grécia, embora tenha se tornado mais perigosa quando os Estados Unidos perceberam grande furo em suas contas públicas. Como o Brasil pode se sustentar sem abalar as estruturas de sustentabilidade?
É importante notar que a economia brasileira se alicerça atualmente em bases construídas ao longo das últimas décadas, quando saiu da mera dependência agrária e realizou amplamente a industrialização. O que diferencia o Brasil de várias nações europeias é o fato de ter um território muito grande e poder diversificar a economia, não se firmando num setor apenas industrial, mas no agronegócio, que em anos recentes conseguiu se tornar muito desenvolvido, além de diversificado, produzindo carnes bovina, suína e de aves; grãos em larga escala, além de frutas e legumes. Dessa forma ficou possível criar um mercado consumidor interno, sempre mais exigente e absorvente de boa parte do que se produz e obrigando a desenvolver a construção civil a tal ponto que chega a faltar mão de obra qualificada, neste setor, algo que também ocorre em várias áreas industriais.
A crise mundial faz com que as nações busquem se resguardar, o povo fica mais pobre de um dia para o outro em função de menores investimentos e isso faz com que o Brasil tenha prejuízos nos negócios com essas nações. Por isso é de suma importância investir mais na educação do povo, na formação técnica dos trabalhadores e na cultura em geral para tornar a todos os cidadãos capazes de colaborar no fortalecimento, não somente da economia, mas também na consciência coletiva ampla. Em função da estruturação já acontecida é possível avançar sempre e a Terra, um dia chamada de Pátria de Chuteiras, tem força suficiente para sobreviver a abalos seguidos na economia mundial.

 

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633