zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Colunas / Variedades

 

25/11/2011 19h08

Alimentos Locais, Marketing e Sustentabilidade

Soluty - Ideias e Soluções Soluty - Ideias e Soluções
Coluna da Soluty Comunicação e Design. Artigos voltados para o mercado da comunicação, com diversos assuntos voltados a empresários, profissionais, estudantes e interessados pela área.

Todos nós sabemos - e nos deliciamos - com a força das marcas globais em nossa mesa. Sem receber merchandising de ninguém, podemos citar Coca-Cola, Nestlé e Kellog´s como exemplos que ingerimos sem questionar, saboreando as vantagens da globalização.
Mas, em tempos de sustentabilidade, a necessidade cada vez maior de consumo consciente nos leva a rever hábitos profundamente arraigados. No processo de compra, uso e descarte de produtos e serviços, é preciso avaliar os impactos do nosso consumo sobre o meio ambiente e a sociedade. Neste sentido, abre-se o caminho para a valorização dos alimentos locais - prato cheio para a nossa rica produção primária.
Nosso perfil econômico indica forte envolvimento da população com a atividade agrícola. Grande parte desta produção - geralmente de hortigranjeiros, frutas e verduras, os chamados produtos in natura - acaba se tornando fonte de renda das famílias rurais, muitas vezes em negociação direta com o consumidor. A proximidade dos locais de produção e venda reduz a utilização de meios de transporte, diminuindo o uso de combustíveis e a emissão de gases poluentes.
Evoluindo neste processo, há uma parcela de produtos que, ao serem beneficiados, formam a diversidade da nossa agroindústria. São empresas estabelecidas, com produtos certificados, que colocam no mercado sucos, embutidos, massas, temperos, lácteos, entre outros.
A etapa seguinte desta evolução consiste na aplicação do marketing. Não mais um nome sem personalidade, mas uma marca; não mais falta de identificação, mas uma embalagem atraente e com informações claras ao consumidor. Ações recentes neste sentido comprovam o amadurecimento das agroindústrias locais: é crescente o número de empresas do setor que buscam criar ou melhorar suas marcas, renovar suas embalagens e diversificar sua linha de produtos.
Sem medo do enfrentamento com as marcas globais, e confiante na mudança dos hábitos de consumo, que estimulam a economia local, a diversificação e o meio ambiente, as nossas agroindústrias investem e crescem, servindo de exemplo para os demais setores. Afinal, primária tem que ser a produção, não a imagem do produto ou a atitude da empresa.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633