zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Colunas / Variedades

 

01/12/2011 10h31

Qual o papel do homem na terra?

Roberto Colpo Roberto Colpo
Graduação em Direito pela FADISA, especialização em Direito Civil e Processo Civil pela URI, especialização em Direito Ambiental e Urbanístico pela LFG. Atualmente é advogado - Escritório de Advocacia Roberto Colpo. Tem experiência na área de Direito Ambiental, Direito Privado, Direito Público e Direito Eleitoral com 8 anos de experiência como Procurador Geral do Município de Santa Rosa/RS.

 O planeta Terra existe há mais ou menos 4,5 bilhões de anos e por quase todo esse período sobreviveu graças a mecanismos físicos-quimícos-biológicos equilibrados, autorregulando-se.
Surgiu, então, há muito pouco tempo (comparado àquele da terra), o ser humano sobre o planeta. Evoluiu e impôs sobre aquele sistema perfeito em si mesmo a sua vontade, esquecendo-se de todo complexo de seres vivos que conosco o habita.
Há quem ainda sustente que o planeta existe, tão-só, para servir ao homem, o que parece ser falso, pois o planeta precede a existência do homem em muitos bilhões de anos. Somos parte e não proprietários. impulsionamos o desenvolvimento com a transformação do meio ambiente em nosso favor.
Hoje, porém, há evidências incontestáveis dos efeitos desta visão e ação humana de superioridade sobre o todo. [1]Alteramos a paisagem remodelando mais de 75% da superfície do planeta, As áreas de natureza intocada correspondem a apenas 23% e o restante engloba terras cultiváveis, lugares povoados e áreas industriais. Interferimos no clima de tal forma que provocará a alteração da terra (solo) mar e atmosfera por milhares de anos vindouros, que acarretará, por sua vez, a acidificação dos oceanos por conta do dióxido de carbono, promovendo impacto na formação de rochas do leito submarino. A retenção de sedimentos que fazemos em represas diminui a sedimentação em regiões litorâneas. Somos o maior causador de extinção de outras espécies ao destruir florestas. Criamos novas formas de vida com a biotecnologia sem conhecermos os efeitos futuros. A agricultura e os meios de transportes levam organismos de um canto a outro no mundo, sem a certeza dos efeitos disso. Consumimos recursos naturais e devolvemos montanhas de lixo para o planeta, entre outros.
Será este o papel do ser humano na Terra?
O teólogo e ambientalista Leonardo Boff[2] diz que a Terra precisa de um ano e meio para repor o que o ser humano lhe rouba em um ano. Acredita que se não contivermos esse movimento, ele poderá nos levar a um caminho sem retorno, numa Terra (ou terra) devastada, coberta de cadáveres e com parca vitalidade.
Diante disso podemos escolher uma atitude mental diferente da praticada até o momento, repensando o desenvolvimento pelo desenvolvimento para promovermos um desenvolvimento sustentável, com crescimento e distribuição de renda, avanços sociais e respeitando o meio ambiente e seus recursos finitos.

O mercado não é e não resume  a sociedade.

Não nos enganemos com a “moda” da sustentabilidade onde há a apropriação do conceito sem a menor ética ou responsabilidade com a ação da mudança. Nosso papel é sermos agentes responsáveis pelo todo (somos parte), a fim de garantirmos a nossa própria sobrevivência e das gerações futuras, bem como a sadia qualidade de vida num meio ambiente equilibrado.
Não é necessário esperarmos que o desastre atinja a todos para reagirmos, como preconizou o filósofo Hegel[3] dizendo que “...quando a crise global atingir a pele de todos, todos darão o máximo de si para salvar-se, porque é o instinto da vida, mais forte do que o instinto da morte”. Grande parte do planeta está impactado agora, não obstante você, leitor, não ter sido atingido individualmente.
A discussão científica contemporânea está convergindo para a conclusão de que entramos e provocamos uma nova era geológica, a era do Antropoceno, ou seja, a era dos impactos ambientais provocados pelo Homem.
Será este o papel do Homem na Terra?

 



[1] Informações retiradas da Revista Planeta, edição 470, ano 39, Nov/2011, fl.29.

[2] Idem, fl. 31.

[3] Idem fl. 31, citado na matéria

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Concordo com sua mensagem. Será esse o papel do ser humano?

AlineSCosta - 13/06/2016 09h35

eu tmb axo isso

kleanna - 16/02/2012 21h03

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633