zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Colunas / Variedades

 

06/12/2011 00h34 - Atualizado em 07/12/2011 14h15

Comportamentos

Norton Goulart Norton Goulart
Médico.

Liev Tolstoy,(ou Leon, ou ainda Leão no bom português), era Russo, Conde e escritor. Nasceu em Tula, a 200 Km de Moscou, no dia 9 de setembro de 1822 e faleceu em 20 de novembro de 1910, aos 82 anos de idade, em uma estação ferroviária, junto apenas de uma filha, enquanto fugia do resto da família, (mulher e mais doze filhos), que lhe atormentavam a existência brigando por herança. Escreveu entre outras, duas obras primas: ‘Guerra e Paz’, um romance vivenciado nas invasões Napoleônicas na Russia e ‘Anna Karenina’, uma das primeiras obras escritas com uma visão da situação das mulheres no mundo da época.
Fiodor Dostoiévski, nascido em 15 de novembro de 1821 e falecido no dia 9 de fevereiro de 1881 em São Petesburgo, a antiga Leningrado - a cidade de Lenin - assim chamada entre 1924 e 1991, autor de ‘Crime e Castigo’ e ‘Os Irmãos Karamazov’, entre outros. Era filho de médico e engenheiro militar de formação.
Anton Tchecov, nascido em 17 de janeiro de 1860 e falecido dia 15 de julho de 1904, era também Russo, escritor e médico, ("a classe era culta na época"..), autor de ‘A Morte de Ivan Ilitch’ e ‘Gaivotas’.
Estes três formam a tríade sagrada da literatura Russa.
Acho admiráveis algumas frases dos mesmos. Por exemplo:
- Dostoiévski, “Todas as mulheres sabem que os ciumentos são os primeiros a perdoar”.
- Tolstoy - duas são as minhas preferidas:
                     “Os ricos fazem tudo pelos pobres, menos descer de suas costas” e
                     “Se queres ser universal, comece por pintar a sua aldeia”. Sobre esta última seria interessante uma pequena digressão: Tenho um amigo que com frequência fala que “as pessoas são repetitivas e monótonas”; não concordo com ele, acho sim, que qualquer grupamento humano repete os mesmos tipos característicos. Não existe uma cidade, por exemplo, onde não encontremos, entre outros:
O mentiroso famoso,
O que adora ganhar dinheiro,
O altruísta,
Os dedicados à causas sócio esportivas - (os “heróis” do Juventus, a turma da Fenasoja, Asilo, APAE, Musicanto, Provedores dos hospitais e por aí a fora).
O valente famoso,
O engraçado piadista,
O contestador, eternamente insatisfeito, e entre outros mais, as pessoas por quem tenho uma admiração muito especial pela capacidade de sonhar que são os:
Dedicados às atividades culturais e intelectuais. O Marconcine, por exemplo, que conheço de longa data, está entre estes últimos, e do alto de suas iniciativas e sonhos, (e são os sonhos que mudam o mundo), convidou esse “humilde cidadã”o para fazer parte do seu site, Zulupa.com.br, convite esse que de inicio relutei, mas, considerando a parceria e a possibilidade, acabei finalmente dizendo sim. Por esse motivo e por culpa exclusiva do já citado, pretendo, como dizia Tim Maia, “mais ou menos” nas quartas-feiras e sábados, participar como colunista, com alguns assuntos que sejam ou interessantes ou no mínimo entretentes. Fica claro que minha coluna será de minha única e exclusiva responsabilidade. Espero que com o tempo, ela vá achando o seu próprio caminho, como aliás, é o que a vida faz com a gente. Por enquanto é isso, um abraço e até.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Adorei a ideia! Acho que vou gostar de ler a coluna. Parabéns!

Danusa Widz - 14/12/2011 08h24

["a classe era culta na época"]... muito boa, Norton! Gostei do texto. Parabéns, Marconcine, pelo novo colunista! Grande aquisição! Abraço!

Gerson Rodrigues - 11/12/2011 22h01

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633