zulupa.com.br
segunda-feira,29 de abril de 2024

Colunas / Variedades

 

06/04/2011 21h32

O Crescimento das Redes Sociais

Soluty - Ideias e Soluções Soluty - Ideias e Soluções
Coluna da Soluty Comunicação e Design. Artigos voltados para o mercado da comunicação, com diversos assuntos voltados a empresários, profissionais, estudantes e interessados pela área.

Ninguém duvida mais do potencial das redes sociais como ponto efetivo de contato entre marcas e consumidores. O uso destes ambientes hoje é imprescindível nas estratégias das empresas sintonizadas com os novos tempos e com os consumidores cada vez mais atuantes. Afinal, a maior parte das atividades de pessoas e empresas, hoje, passa pela internet.
Em recente seminário realizado pelo HSM, em São Paulo, a palestrante Charlene Li, especialista em mídias sociais, destacou que 40% das conversas que acontecem hoje nas redes sociais citam marcas ou serviços. Considerando que mais de 80% dos internautas brasileiros têm perfis no Orkut, Twitter e Facebook, entre outras redes, pode-se projetar o potencial de multiplicação de uma opinião favorável - ou mesmo de uma crítica arrasadora.
Muitas empresas já descobriram diversos modos de usar as redes sociais para chegar ao consumidor e torná-los, não apenas usuários, mas embaixadores de seus produtos e serviços. A forma mais segura é criar uma atividade divertida. A Intel criou um jogo de perguntas e respostas no Facebook, para medir o conhecimento do usuário, que podia desafiar amigos e incluir novas questões, ampliando a interatividade. A GM do Brasil criou a rede On the Road Again, em que os usuários compartilham informações, fotos e vídeos de suas viagens de carro.
Muitas vezes as redes sociais assumem as funções de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). A estratégia mais comum é monitorar o que se fala sobre as empresas. O Boticário, por meio de um programa de busca, procura internautas que não apenas falem da marca, mas tenham dúvidas sobre beleza; a partir disso, consultores entram em contato, oferecendo dicas de estética e indicando produtos.
Segundo pesquisa, as empresas utilizam as redes sociais também para monitorar as informações dos concorrentes (13%), divulgar lançamentos (14%), interagir com os consumidores (13%) e promover concursos ou promoções (11%).­­ Neste panorama, a participação do público é um caminho sem volta, fazendo das redes sociais um processo em constante experimentação e transformação.

Dicas de uso das Redes Sociais

TWITTER
- Comece a seguir seus clientes e, assim, ser seguidos por eles;
- Atualize o seu perfil com novidades sobre os produtos e crie campanhas de divulgação por meio dessa ferramenta;
- Monitore o que as pessoas falam sobre a sua empresa no Twitter;


ORKUT E FACEBOOK
- O Orkut é atualmente a rede social com mais usuários ativos no Brasil e por isso não pode ser desprezada;
- Se sua empresa é fabricante de móveis, por exemplo, vale interagir em comunidades relacionadas à decoração e design de ambientes;
- Crie uma comunidade sobre a sua empresa e adicione funcionários e clientes nesse ambiente.

FLICKR
- O Flickr é uma excelente ferramenta para a organização de fotos. Essa rede social pode ser utilizada caso você queira expor o seu portfólio de produtos, por exemplo;
- Além de expor os seus produtos para clientes, o Flickr tem um grande poder de indexação nos mecanismos de busca. Isso vai abrir a possibilidade de sua página ser encontrada por um futuro cliente, por exemplo, durante uma pesquisa de produtos na internet.

YOUTUBE
- Na internet, os vídeos muitas vezes substituem as palavras. Por isso é essencial que a empresa utilize o YouTube como forma de divulgação de seus produtos;
- Crie um canal da sua empresa no YouTube e produza vídeos com informações sobre os produtos fabricados e também sobre o seu mercado de atuação.

Fontes:
Revista Meio & Mensagem, 28 de junho de 2010.
Revista Época, 31 de maio de 2010.
Revista Negócios da Comunicação, ed. 38, ano 2010.

 

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633