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29/04/2011 22h04

Como nascem as ideias

Soluty - Ideias e Soluções Soluty - Ideias e Soluções
Coluna da Soluty Comunicação e Design. Artigos voltados para o mercado da comunicação, com diversos assuntos voltados a empresários, profissionais, estudantes e interessados pela área.

Você já sofreu para ter uma boa ideia, que só evoluiu quando você dividiu sua preocupação com outras pessoas? Não se preocupe, os maiores gênios, apesar de sua genialidade, também já passaram por isso. Na verdade, apesar de muitos deles levarem a fama sozinhos, suas grandes descobertas só ocorreram após a discussão com amigos ou pesquisas em livros de outros autores.
Esta é a tese do escritor americano Steven Johnson, especialista em estudos sobre a sociedade e a ciência. Seu novo livro “De onde vêm as ideias - a história natural da inovação”, ainda sem lançamento no Brasil, argumenta que inovar significa conectar ideias. Ideias próprias e alheias, ideias novas e antigas. E esta conexão só acontece em ambientes em que as pessoas possam interagir como se fossem “neurônios de um grande cérebro coletivo”.
Qualquer semelhança com uma agência de propaganda não é mera coincidência. Nesse ambiente, ao contrário do que muitos pensam, não convivem apenas publicitários e designers - que por si só têm o compromisso de gerar soluções criativas a todo instante. Conforme a estrutura da empresa, a interação pode acontecer com administradores, especialistas em marketing, programadores web, artistas e muitos outros profissionais, formando a chamada “equipe multidisciplinar”. Visões diferentes debruçadas sobre o mesmo problema vão gerar, com certeza, várias soluções, geralmente fora do óbvio.
Pode-se dizer que a luz (ideia) surge da energia gerada pelos participantes do grupo. E assim pode acontecer em qualquer ambiente ou empresa. Steven Johnson lista alguns princípios para alcançar o pensamento inovador e transformar organizações em ambientes criativos.
1. Gestação - Uma impressão ou intuição precisam de tempo, pesquisa e observação para virar uma ideia.
2. Uma ideia tem várias mães - Uma pessoa inovadora é aquela que consegue combinar e recombinar ideias anteriores.
3. O grupo inova mais - Quando a informação circula, é criada uma rede fluida, inteligente e receptiva a novidades. Não à toa, o Google, referência de empresa criativa, é também a melhor empresa para trabalhar em 2010.
4. A ajuda dos erros - O ambiente inovador tolera os erros e os transforma em aprendizado, em benefício das ideias seguintes.
Estes e outros princípios podem mudar a postura de pessoas e empresas, tirando-as da acomodação e promovendo não apenas ideias, mas revoluções na mente e no comportamento de todos. Portanto, fica a sugestão: vamos nos integrar para gerar cada vez mais e melhores ideias.

Fontes: Flávio Steffens de Castro, em www.agileway.com.br/2010/03/22/equipe-multidisciplinar.
Ana Carolina Lementy. Revista Época, 22 de novembro de 2010.

 

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