zulupa.com.br
domingo,28 de abril de 2024

Colunas / Variedades

 

30/05/2011 22h24 - Atualizado em 30/05/2011 22h27

Entenda seus cabelos

André e Josi André e Josi
• André Lucino Sehn. 14 anos cabeleireiro e proprietário. Hair Designer formado pela Pivot Point
• Josiane Luiza Ames. 4 anos cabeleireira e proprietária. Colorista formada pela academia educacional Keune Master

Para que servem os cabelos? Por quais mudanças os fios passam ao longo dos anos? Tire suas dúvidas e aprenda a tratar corretamente a sua madeixa.

Cabelo é uma haste rígida formada por queratinócitos, que são produzidos por folículos pilosos. Essas células acumulam queratina e melanina e, por isso, fazem o cabelo ter características como dureza, maleabilidade, cor e forma.
As células responsáveis pelo crescimento dos cabelos começam a se formar na gravidez, entre a quinta e 12ª semana de vida da criança; depois desse período, o desenvolvimento passa a ser continuo. A substituição dos fios, que é um processo natural, é feita anteriormente a sua queda. Outra haste é produzida no bulbo capilar e tem um crescimento imperceptível. Assim que esse processo começa, o pelo anterior entra em fase telógena e cai.
Infância: os fios costumam ser finos e claros e não sofrem muitas modificações. Isso ocorre apenas no fim da fase, por voltados 12 anos de idade.
Pré-adolescência e adolescência: acontece a primeira variação capilar. Há um aumento de oleosidade dos cabelos e a estrutura dos fios pode variar, como de liso e fino a enrolado e grosso.
Adulta: não há muitas alterações. Os fios permanecem semelhantes aos da pré-adolescência e da adolescência.
Gestação: no decorrer dos nove meses de gravidez, os cabelos ficam mais fartos e fortes. Fios extras crescem e o couro cabeludo adquire um aspecto oleoso.
Menopausa: o afinamento dos fios e a falta de hidratação são comuns. Pela ausência de produção hormonal, podem ocorrer quedas de cabelo.
Velhice: os cabelos ficam fracos e escassos. A produção de fios é afetada pela menor quantidade de suprimento sanguíneo.
Cortar os cabelos muito próximo ao couro cabeludo os faz engrossar? Não, as hastes continuam a crescer da mesma forma, sem interferir nas funções do folículo.
É verdade que cortar os cabelos proporciona força ao fio e o faz crescer mais? Não, pelos mesmos motivos acima. Fica mais fácil, apenas, tratar os fios.
A estrutura capilar de cabelos lisos na raiz e encaracolados nas pontas é diferente da de fios completamente lisos? Provavelmente, a formação do pelo é toda ondulada. Mas, como o fio fica mais pesado, enrola somente nas pontas, permanecendo liso em cima. Se for cortado mais curto, ficara ondulado. Assim, quando mais longo, mais liso.
Homens e mulheres sofrem dos mesmos problemas relacionados aos fios? Há alguma fase, como a adolescência, que pode intensificar o surgimento de doenças? A dermatite seborreica, manifestada pela oleosidade, descamação, coceira e vermelhidão, é uma manifestação comum na adolescência, pela adaptação aos hormônios sexuais, assim como a acne. Esses sintomas podem melhorar ou piorar durante a vida, de acordo com estados fisiológicos (clima seco, estresse emocional e algumas medicações) ou doenças (como ovários policísticos, na mulher).

 

O cabelo é uma haste rígida formada por queratinócitos. O cabelo é uma haste rígida formada por queratinócitos.

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633