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26/07/2011 19h26 - Atualizado em 26/07/2011 19h42

Porsche Cayenne

Carlos Arthur da Silveira Carlos Arthur da Silveira
Médico Cardiologista e Geriatra formado pela Universidade de Caxias do Sul.

Impossível não se empolgar com um carro que é superlativo em todos os aspectos. De fato, há muito os admiradores da marca, sinônimo de esportividade, não torcem mais o nariz quando se deparam com o SUV, que é sim repleto de qualidades. Mantendo o caráter da Porsche, esbanja esportividade, potência, prazer de dirigir e refinamento mecânico, estético, de segurança, conforto e vanguarda tecnológica.

Oferecendo admirável redução de consumo, da ordem de 26% e de emissões de CO2 em até 26%, vem dotado de uma ampla gama de motorização, utilizando um sistema de injeção direta de gasolina, parte do Cayenne V6 de 3.6 litros e 300 CV, o qual atinge velocidade máxima de 230 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7.5 s e passando pelo Cayenne S, dotado de um V8 de 4.8 litros, capaz de gerar 400 CV e alcançando a velocidade de 258 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 5.9 s, chegamos ao Cayenne Turbo, com o mesmo propulsor V8 de 4.8 litros, mas que graças a sobrealimentação do turbocompressor, transforma-se num míssil que obtém 500 CV e alcança 278 km/h, acelerando de 0 a100 km/h em 4.7 s. Há ainda o Cayenne Hybrid que funciona com um motor V6 de 3.0 litros, o qual gera 333 CV, mais um motor elétrico de 47 CV, somando assim 380 CV, o qual atinge os 242 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 6.5 s.

Deixando de lado estes números, podemos ainda falar que os novos Cayennes, dispõe de câmbio Tiptronic S de 8 velocidades e função Auto Start-Stop, que desliga o motor quando o carro pára em algum congestionamento ou num simples semáforo, enquanto o motorista mantém o pé no pedal de freio. Este sistema permite que o som e o ar-condicionado automático de quatro zonas permaneçam funcionando normalmente.

Entre os inúmeros recursos disponibilizados, é importante citar o Porsche Traction Managemet (PTM), constituido de tração integral ativa, diferencial automático dos freios (ABD) e controle de tração (ASR). Normalmente o PTM funciona com 60% de força propulsora no eixo traseiro e 40% no eixo dianteiro. Com isto o sistema garante tração ideal em todas as situações, seja em curvas, retas ou pisos irregulares, mesmo que eles sejam cobertos de lama. Há ainda o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), que melhora a estabilidade do veículo, o comportamento e a precisão da direção,  corrigindo eventuais tendências a patinagem. Por último, mencionaremos o Porsche Active Suspension Management (PASM), que ajusta eletronicamente os amortecedores, de acordo com o estado do piso e o estilo de condução.

A suspensão pneumática pode ser regulada de diversas formas, alcançando a melhor distância do solo, partindo de 58 mm acima do nível normal, mantendo  uma altura de 268 mm no modo todo-o-terreno especial, até chegar ao nível baixo especial com 32 mm abaixo do nível normal, chegando assim, a uma altura de 178 mm. Há também uma regulagem especial da suspensão, para situações de carga, que só pode ser feita com o veículo parado, a qual rebaixa a suspensão em 52 mm, permitindo que a altura do solo fique em 158 mm.

Para manter o veículo sob controle em qualquer situação e não comprometer o conforto e a segurança, há o Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) que corrige as inclinações da carroceria em curvas.

Se você encomendar seu Cayenne agora, quando recebê-lo, o seu carro já virá com rodas aro 20. Os faróis são bi-xenon, com sistema halógeno suplementar e sensor de luz, que liga os faróis automaticamente ao escurecer. Este sistema suplementar é interessante, pois ilumina melhor as curvas ou as mudanças de faixa. As luzes traseiras possuem LEDs, que pulsam mais intesamente, conforme a frenagem, especialmente se o veículo parar bruscamente. Opcionalmente, você pode dotar seu Cayenne de freios de cerâmica, cujos discos são feitos a partir de fibra de carbono e tratados com sílica a 1.700 ºC, muito mais resistentes que os de ferro fundido.

O interior é inconfundível, com ignição do lado esquerdo, tela central de 4.8 polegadas, com alta resolução, mostrando informações do computador de bordo e mapa de navegação, volante esportivo de três raios, forração de alta qualidade e com a possibilidade de montar várias combinações, bancos com memória e aquecimento e se você quiser ainda pode desfrutar do sistema de som BOSE Surround, com 14 autofalantes, 9 canais de amplificação e potência de 585 watts, que garantem um verdadeiro Home Theater.

Quer mais ? Então que tal pára-brisas aquecido, vidros com isolamente térmico e acústico, cortina para sol, sensor de chuva, câmara de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, teto solar panorâmico e ufa, porta-malas de 670 litros. É show ou não é ?

Colaboração: João Vicente Verri  - Stuttgart Sportcar - Av. Sertório 1815 - Porto Alegre - RS - Tel - 51 3083 6100.

 

Para-brisas aquecido, vidros com isolamente térmico e acústico, sensor de chuva e estacionamento  fazem parte dos itens do novo Porsche Cayenne. Para-brisas aquecido, vidros com isolamente térmico e acústico, sensor de chuva e estacionamento fazem parte dos itens do novo Porsche Cayenne.
Novo SUV da Porsche oferece admirável redução de consumo, da ordem de 26% e de emissões de CO2 em até 26%. Novo SUV da Porsche oferece admirável redução de consumo, da ordem de 26% e de emissões de CO2 em até 26%.

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Ótimo artigo muito bem escrito,com bastante informação sobre o carro

Rafael - 19/10/2011 22h59

 

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