zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Colunas / Variedades

 

08/01/2012 16h37

Tópicos de fim de ano

Roque Aloisio Weschenfelder Roque Aloisio Weschenfelder
Graduado em Letras, professor de Português, Inglês e Literatura, escritor premiado em dezenas de concursos literários e textuais diversos no Brasil e em Portugal, integra mais de meia centena de antologias literárias.

I - Como de repente ninguém parece pagar estacionamento na faixa azul, em Santa Rosa, encontrar um lugar no centro para deixar o carro por alguns minutos é uma aventura. Complicou mais com a concorrência dos containers de lixo ocupando valiosas vagas. Deveria haver solução diferente para que esses não atrapalhassem tanto.
II - O salário mínimo está garantido para ser R$ 622,00, um aumento de 14%. O triste é que as aposentadorias de quem ganha acima do mínimo só receberão aumento da inflação. Simplesmente é negado a quem contribuiu alto durante o tempo produtivo (ou de contribuição ao INSS) o direito a ter a dignidade adquirida pelo esforço. A cada ano milhões se juntam ao rol dos que recebem somente o mínimo. Até quando isso continuará?
III - Brasil ultrapassa a Grã-Bretanha e se torna a 6ª economia do mundo. Isso em volume de PIB. Mas quando será que o IDH e outros índices chegarão a ser de primeiro mundo?
IV - Magistério fez greve em novembro, governo não cedeu, ano letivo termina tranquilo e a educação pública precisa melhorar com a força dos trabalhadores em educação,  mas sem o cumprimento da Lei do Piso. Em abril haverá concurso para professores do Estado. Pelo menos há a oportunidade para que os contratados possam entrar no Plano de Carreira. Enquanto isso já deve haver alterações no Currículo do Ensino Médio. Isso é preocupante porque falta incrementar muito em todos os sentidos nas escolas para que as alterações realmente funcionem a contento.
V - Edital para inscrição de projetos visando recursos do Fundo Municipal de Cultura de Santa Rosa está sendo preparado pelo Conselho Municipal de Cultura. Deve haver algumas alterações. Os interessados devem ficar atentos para as datas e alterações que no início de 2012 serão divulgadas.
VI - Fundação Biblioteca Nacional está divulgando recursos que no início de 2012 serão destinados às Bibliotecas Municipais de todo o Brasil, que se cadastraram em tempo hábil. Ao todo são R$ 32 milhões. O presidente da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, diariamente coloca no seu twitter nomes de cidades e os valores que receberão para melhora do acervo. Importante dizer que algo, embora pouco, se faz para melhora dos acervos, falta aparecerem também os leitores para aproveitar.
VII - Um feliz e abençoado ano de 2012 a todos os leitores e que todos os projetos e sonhos se concretizem.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633