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12/03/2012 22h33 - Atualizado em 12/03/2012 22h44

Clichês: Ideias em série

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Coluna da Soluty Comunicação e Design. Artigos voltados para o mercado da comunicação, com diversos assuntos voltados a empresários, profissionais, estudantes e interessados pela área.

Que atire o primeiro dicionário quem nunca utilizou um clichê. O termo, segundo o Aurélio, designa o “lugar comum, a banalidade repetida com freqüência.Uma expressão idiomática que, de tão utilizada e repetida, desgastou-se e perdeu o sentido ou se tornou algo que gera uma reacão má em vez de dar o efeito esperado.”
Muitas vezes é a forma de se fazer entendido rapidamente, com palavras fáceis e de uso comum. Mas os profissionais que escrevem, como os jornalistas e publicitários, têm um compromisso com o texto claro, fluente e original, que envolva o leitor sem apelar para estes “truques verbais”.
O Manual de Redação da Folha de São Paulo recomenda evitar as expressões pobres que vulgarizam o texto. Em sua lista de “dispensáveis”, estão clichês como:
Abrir com chave de ouro
Aparar as arestas
A todo vapor.
A toque de caixa.
Avançada tecnologia
Caixinha de surpresas
Calorosa recepção
Carreira meteórica
Chegar a um denominador comum.
Coroar-se de êxito
Correr por fora
Dispensar apresentações
Do oiapoque ao chuí
Em nível de
Erro gritante
Estrondoso sucesso
Fortuna incalculável.
Importância vital.
Inserido no contexto.
Luz no fim do túnel
No fundo do poço
Os quatro cantos do mundo
Prejuízos incalculáveis
Quebrar o protocolo
Requintes de crueldade
Usina de idéias
Vitória esmagadora

A publicidade de varejo pode ser considerado o reino do clichê, especialmente quando manuseada por pessoas sem conhecimento ou preocupação com uma comunicação mais qualificada. Há uma ilusão de que os consumidores se deixarão convencer por expressões como:
Liquidação Bombástica
Explosão de ofertas
Novo Conceito
Show de Ofertas
Queima Total
Loucura total
O Gerente Enlouqueceu!
Promoção de arrasar
Vem correndo aproveitar
A cidade vai tremer!
Qualidade que você confia
Amplas e modernas instalações
Em ”x” endereços para melhor servir

E a campeã de todas: “o aniversário é nosso, mas quem ganha presente é você.” Além da inverdade - afinal nestas situações o cliente não ganha presente nenhum - a frase peca pelo excesso de uso; consequentemente, não faz mais efeito e deveria ser eliminada de qualquer campanha que respeite o consumidor.
Quem a utiliza, pratica a lei do mínimo esforço, copia ideias prontas e torna-se repetitivo e previsível.
A responsabilidade do verdadeiro publicitário é buscar sempre ideias ou expressões inovadoras e criativas, propor novos pontos de vista, numa demonstração de respeito ao seu cliente e ao consumidor final.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

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