zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Colunas / Variedades

 

08/05/2012 23h08 - Atualizado em 08/05/2012 23h09

“São muitas, eu pouco”

Maria de Lurdes Vicari de Siqueira Maria de Lurdes Vicari de Siqueira
Professora Universitária

Não se pode duvidar de que a linguagem e a vida são inseparáveis, porque vivemos entre palavras e fazemos a vida com elas. Parece que não há registro de sociedades que se tenham organizado sem linguagem. De nossos sonhos, até situações mais objetivas do trabalho cotidiano, as palavras atravessam praticamente todas as dimensões de nossa existência. Permitem que evidenciemos desejos e esperanças.

Há momentos em que lutamos com elas (Evoco Drummond: Lutar com palavras é luta mais vã. Entanto lutamos mal rompe a manhã. São muitas, eu pouco) para esclarecer e organizar nossas ideias, assim como para a travessia da comunicação com os outros, para que a nossa existência faça sentido; para que o outro nos reconheça; para reconhecer o outro, a nossa voz e as outras vozes.

Interessante seria se, como tratamos da imagem física e do vestir, também  tivéssemos alguns pequenos cuidados com a linguagem  para não desferir lamentáveis desfigurações como a que a moça, com um sorriso largo, insiste em dizer: “ObrigadO pela sua companhia...” .

Outra coisinha que incomoda ouvidos mais atentos é o nosso (digo “nosso”, porque Portugal  não usa) gerúndio:  “Vamos estar fazendo...”  “ Na próxima semana, vamos estar realizando...” e outras esquisitices. Somos mesmo surpreendentes: economizamos algumas coisas e esbanjamos outras. Três verbos quando  poderíamos usar um apenas e,  mais informalmente, dois.

Pronto. Finalizo estas palavras, que já são muitas, com frasezinhas de  duplo sabor: gerúndio não é futuro. Nunca será.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633