zulupa.com.br
segunda-feira,24 de junho de 2019

Colunas / Variedades

 

29/04/2013 21h33 - Atualizado em 29/04/2013 21h34

Nova teoria tenta explicar misterioso surgimento dos maias

History History
Canal 55 da sky

 

O surgimento da civilização maia ainda é um dos grandes mistérios da arqueologia a ser desvendado pelos pesquisadores. Até então, havia duas principais teorias que explicavam como esta exuberante cultura teria surgido em torno do ano 2.000 a.C.

A primeira hipótese sugere que os maias teriam se desenvolvido por conta própria nas florestas onde hoje estão o sudoeste do México, Guatemala e Belize. A outra defende que houve uma "cultura-mãe", no caso a Olmeca, um povo que vivia na costa do Golfo do México, que teria como centro principal a cidade de La Venta. Contudo, todas estas teorias podem cair por terra com uma nova análise de estruturas encontradas na cidade maia de Ceibal, na Guatemala.

De acordo com estudos prévios, os maias começaram a ocupar as planícies do Sul do México entre 1000 e 700 a.C., quando os Olmecas já estavam localizados nas regiões próximas. Por conta disso, os antropólogos acreditavam que eles teriam servido como inspiração aos maias, já que La Venta, por exemplo, tem arquitetura parecida com a Ceibal.

A questão é que após um exame de datação de carbono de estruturas cerimoniais encontradas na cidade maia, pode-se concluir que elas foram construídas até 200 anos antes de La Venta atingir seu auge, de acordo com o estudo publicado na última semana pela revista Science.

Por conta disso, os pesquisadores acreditam que, na verdade, os maias devem ter tido uma origem multicultural, pois, além dos olmecas, eles podem ter recebido influências dos povos da região central de Chiapas e do sul do Pacífico. Os pesquisadores acreditam que a partir disso será necessária uma reavaliação do estudo da história dos maias já que sua complexidade ainda está longe de ser decifrada por completo.

Artigo relacionado

 

 

Nova teoria tenta explicar misterioso surgimento dos maias Nova teoria tenta explicar misterioso surgimento dos maias

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633