zulupa.com.br
domingo,15 de setembro de 2019

Colunas / Variedades

 

10/08/2014 17h17

Empresa cria armadura capaz de suportar qualquer golpe corpo a corpo e já planeja competição com melhores lutadores do mundo

Diego Ariel Czycza Diego Ariel Czycza
Administrador Geral do Portal Zulupa

Enquanto muitos engenheiros se dedicam ao aperfeiçoamento da tecnologia armamentista do futuro, causando cada vez mais mortes em conflitos bélicos, outros criam armas para reduzir os estragos e permitir que a sofisticação seja aplicada à nobreza das artes marciais. Um conceito da antiguidade desenvolvido com tecnologia de ponta pode ser o próximo grande passo na história das artes marciais e um modo de trazer ao presente a prática lendária dos gladiadores romanos. Trata-se de uma armadura capaz de suportar (e, ao mesmo tempo, registrar) todos os golpes de um combate corpo a corpo.

O traje Lorica foi criado pela empresa australiana United Weapon Master, que planeja organizar uma competição na qual os melhores lutadores do mundo, de diferentes modalidades, poderão mostrar seus talentos sem causar nenhum mal ao oponente. O diretor da empresa, David Pysen, explicou que, hoje em dia, existem em torno de 300 tipos de artes marciais, 96 das quais incluem o uso de armas, e o objetivo desse projeto é reavivar o interesse por essas lutas, que têm sido praticadas há milênios. “Essas artes estão desaparecendo lentamente, pois são muito perigosas e não podem ser praticadas a sério. Queremos criar um fórum para que os praticantes de artes marciais possam mostrar suas habilidades”, afirma Pysen.

Se um lutador golpeia outro com uma katana real, por exemplo, as consequências podem ser fatais. Para isso, criaram a Lorica, uma armadura moderna e bastante dura, com uma capa externa de fibra de carbono, muito difícil de ser perfurada ou cortada, e uma capa mais próxima do corpo, feita de materiais suaves que absorvem os golpes. Essa armadura, além de tudo, possui múltiplos sensores, que gravam a força aplicada pelo oponente e a direção do impacto.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633