zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

24/07/2014 15h36

Giruá: Governo Municipal lança Programa de Valorização do Magistério

Programa de Valorização do Magistério Municipal

 

Como já é tradição desde 2009 no município, a cada ano, no Seminário de Educação, são realizadas ações como assinaturas de convênios, lançamentos de programas, anúncios de investimentos e formaturas. Esse ano, na 21ª edição do evento, três anúncios foram feitos pelo Governo Municipal para a educação. Dentre eles, está o investimento de 130 mil reais em 1.500 uniformes escolares a serem distribuídos aos alunos da Rede Municipal e a retomada imediata das obras da Escola de Educação Infantil Pró-Infância do Bairro Leimann.

Além desses, que são grande importância para a comunidade escolar, o mais relevante dos assuntos nessa área foi contemplado: a valorização dos professores da Rede. Isso se dará por meio do Programa de Valorização do Magistério Municipal lançado na oportunidade.

Há um ano, iniciaram as conversas entre o Governo Municipal, através da SMEC, e a entidade de classe do magistério municipal (APROMUG) a respeito da possibilidade de materializar novos benefícios aos professores. Mesmo sem apresentar críticas ao Plano de Carreira existente, nem a remuneração dos professores em Giruá, que sempre foi superior ao piso nacional do magistério, a categoria buscava novas conquistas, tendo em vista as declarações públicas sempre feitas pela administração de que a gestão atual prioriza a educação.

Sendo assim, a APROMUG enumerou itens que gostaria de ver atendidos por parte do Governo Municipal, que são eles: garantir 33% da jornada semanal para o planejamento das aulas a todos os professores; aumentar a jornada de 20hs para 22hs aos professores dos anos finais do ensino fundamental e garantir aumentos superiores aos demais servidores públicos municipais, de modo a tornar a remuneração da classe em Giruá mais atraente e mais digna. O Plano de Valorização lançado no Seminário contempla o atendimento a todos os itens solicitados ainda e vai além, garantindo novos benefícios para a classe.

Para começar, o Plano contempla o aumento de 20hs para 22hs semanais de trabalho aos professores dos anos finais do ensino fundamental. A SMEC já havia assegurado a mais de 80% dos profissionais, os 33% das horas trabalhadas para o planejamento das aulas. Com o Plano, o Governo Municipal contemplará 100%, no prazo máximo de 60 dias. Durante este período (1/3 da jornada semanal), o professor não estará em sala de aula, mas deverá estar vinculado às atividades escolares. O Plano contempla também o aumento de 20hs para 22hs semanais de trabalho aos professores dos anos finais do ensino fundamental.

Tendo isso em vista, o Plano de Valorização do Magistério contempla um grande investimento que é a criação da Casa do Professor, que será uma estrutura física adequada para garantir aos profissionais o planejamento das aulas, a correção de provas, a preparação de trabalhos, estudo, leitura, pesquisa, dentre outras ações. Haverá estrutura humana de acolhimento e prestação de serviços, equipamentos de informática, internet, espaços para convivência e tudo que for preciso para a realização do trabalho. A Casa do Professor foi idealizada a fim de garantir aos profissionais o descanso necessário e o maior convívio familiar e social, já que haverá tempo e local próprios para a preparação das atividades escolares.

Além disso, está assegurado aos professores um aumento adicional de 1,5% ao ano, relativamente aos índices anualmente concedidos ao quadro geral. Vale lembrar que em 2014 todos os servidores municipais receberam 10% a mais em suas remunerações, se o Plano já estivesse em vigor, os professores receberiam 10% + 1,5%. Ademais, constará na redação do Plano a obrigatoriedade de conceder esse aumento adicional por, no mínimo,10 anos, para que esse avanço não se perca em um ou outro Governo.

Por fim, o Plano de Valorização vai consolidar a Legislação que diz respeito ao Magistério e a educação. Hoje, são dezenas ou centenas de Leis que versam sobre o tema e/ou direitos dos docentes e profissionais, então, a proposta é juntar todas essas informações em uma única Lei. Nenhuma Lei já existente será modificada, a única coisa a ser feita é reuni-las em um só texto, com o objetivo de facilitar o acesso a esse material, já que, da forma como está, é impossível pesquisar nos registros da Câmara, da Prefeitura ou até na internet, tudo que há sobre o assunto.

Todo esse projeto foi recebido com muito entusiasmo pelos professores e profissionais da educação, já que vem ao encontro de muitos de seus anseios e até supera os supera em alguns aspectos. O Plano de Valorização do Magistério foi pensado para dar continuidade ao grande trabalho de investimento em educação que vem sendo realizado pelo Governo Municipal em Giruá.

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633