zulupa.com.br
sábado,20 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

28/08/2017 20h25 - Atualizado em 28/08/2017 20h27

Docente da SETREM tem artigo sobre alcachofra aprovado na Revista Brasileira de Horticultura

Estudo buscou estimar a herdabilidade e determinar o progresso genético para caracteres morfoagronômicos em uma população segregante de alcachofra submetida à seleção recorrente fenotípica

 

O trabalho: "Progresso genético e estimativa de herdabilidade para caracteres morfoagronômicos: ferramentas para o melhoramento de alcachofra” de autoria da docente doutora da SETREM Angélica Reolon da Costa, PhD. Magali Ferrari Grando da Universidade de Passo Fundo e doutora Vanina Pamela Cravero da Universidade Nacional de Rosário (UNR - Argentina), foi aceito na Revista Brasileira de Horticultura.

O estudo foi desenvolvido em uma área experimental localizada no município de Espumoso-RS, a qual possui clima fundamental úmido, de variedade subtropical onde foram avaliadas sob as mesmas condições ambientais três populações de seleção recorrente fenotípica obtidas na Universidade de Passo Fundo (UPF). O processo de seleção recorrente foi conduzido na UPF e buscou estimar a herdabilidade e determinar o progresso genético para caracteres morfoagronômicos em uma população segregante de alcachofra submetida à seleção recorrente fenotípica. Para tal, foram conduzidos três ciclos de seleção, de forma que a seleção das plantas em cada ciclo foi realizada com base na cor e no formato dos capítulos e na espinhosidade das brácteas.

Angélica explica que as três populações foram estabelecidas sob as mesmas condições ambientais e avaliadas quanto a 14 características quantitativas e três qualitativas. Para os dados quantitativos foi realizada análise de variância, comparação de médias, cálculo do ganho genético em cada ciclo e estimativa de herdabilidade. Já nos dados qualitativos foram avaliadas as frequências de plantas em cada classe. Ela conta que foi possível obter ganhos genéticos significativos para as seguintes características quantitativas: comprimento, diâmetro e massa fresca do capítulo primário, diâmetro e massa fresca do fundo (receptáculo) e massa fresca de capítulos secundários. "Já valores de altos herdabilidade em sentido amplo foram encontrados para as características: altura e diâmetro da planta, número de folhas, comprimento, diâmetro e massa fresca dos capítulos primários, diâmetro, espessura e massa fresca do fundo, comprimento e diâmetro de capítulos secundários, e dias de implantação a colheita”, conclui.




 

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633