zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Esporte

 

20/07/2017 09h01

Morre, aos 78 anos, o jornalista Paulo Sant'Ana

Um dos maiores e inquietos cronistas gaúchos faleceu nesta quarta-feira

 

Um dos mais polêmicos e inquietos colunistas do Rio Grande do Sul, o jornalista Paulo Sant'Ana morreu nesta quarta-feira, aos 78 anos. O velório será a partir de 8h30 na Arena do Grêmio com deslocamento para Cemitério João XXIII, onde ocorre sepultamento, às 17h.

 


Nascido em 15 de junho de 1939, trabalhou como feirante e inspetor de polícia na juventude, mas se consagrou depois de entrar no jornalismo. Fanático pelo Grêmio, Sant'Ana foi contratado como colunista de esportes de ZH e comentarista esportivo da Rádio Gaúcha em 1971. Meses depois, vira comentaria do então recém-criado Jornal do Almoço, da RBS TV Porto Alegre. Ele passou a escrever crônicas sobre o dia a dia nos anos 90, depois de assumir a coluna da penúltima página de Zero Hora. Nas mais de quatro décadas, ganhou fama por seu olhar aguçado do cotidiano e pelas polêmicas que comprou.

 


— Não sei por que, mas me realizo quando transmito emoção para o leitor, é meio que um pacto sensitivo que se estabelece entre quem escreve e quem lê, uma relação de êxito entre cronista e leitor — disse Sant'Ana.

 


Sant'Ana casou-se duas vezes. Com Ieda, teve os filhos Jorge, 47 anos, e Fernanda, 45 anos, que lhe deram três netos. Depois, casou-se com Inajara, mãe de Ana Paula, 26 anos.

 


Confira o boletim médico divulgado pelo Hospital Moinhos de Vento:

 


BOLETIM MÉDICO - FRANCISCO PAULO SANT'ANA

 


Comunicamos o falecimento do paciente  Francisco Paulo Sant’Ana, ocorrido às 22h10 desta quarta-feira  (19). Ele deu entrada no hospital pela manhã, já em situação bastante debilitada, com quadro clínico de insuficiência respiratória e infecção generalizada. Após 12 horas hospitalizado na UTI, o paciente veio a óbito.

 


Talentoso e inquieto, Paulo Sant’Ana viveu com intensidade e conquistou o respeito de gremistas e colorados em todo o Rio Grande. Cronista da vida cotidiana, escreveu marcantes páginas da história do jornalismo gaúcho.

 


Porto Alegre, 19 de julho de 2017.

 


Dr. Luis Antonio Nasi

 


Superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento

 


CRM 11.217

Fonte: Rádio Gaucha

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633