zulupa.com.br
sábado,20 de abril de 2024

Notícias / Rural

 

02/10/2016 19h40 - Atualizado em 02/10/2016 19h43

Qualidade de armazenagem melhora com equipamentos adequados e bem projetados

Qualidade de armazenagem melhora com equipamentos adequados e bem projetados

 

Durante a 31ª edição do Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que se encerrou na quinta-feira (29/10), em Bento Gonçalves, o consultor técnico da área de armazenagem e aeração de grãos José Boaventura da Rosa Franco apontou os principais cuidados para a conquista da qualidade na armazenagem de grãos de milho e sorgo.

De acordo com Rosa Franco, há alguns anos imaginava-se que para fazer armazenamento era preciso que as unidades fossem grandes e que tivessem grandes capacidades. 

?Isso tem uma série de desvantagens, embora por saco armazenado o custo do investimento seja baixo, na realidade o custo de fretes e logística para levar até essa unidade e depois tirar dela também é grande. Além do mais, é muito difícil preservar o produto em grandes quantidades. Não é possível controlar e fazer as práticas normais de aeração para resfriamento da massa de grãos. Silos de grande capacidade requerem ventiladores de grande potência, ou não se faz a aeração?, afirmou.

Para Rosa Franco, ?o produtor produz em grande quantidade depois, se ele não tem equipamento adequado para fazer uma boa armazenagem, ele começa a estragar o seu produto a partir do momento em que ele vai depositar no silo, seja por equipamentos inadequados, seja por equipamentos mal projetados?.

Ele disse que a grande maioria das pessoas que adquirem equipamentos não consultam pessoas que conheçam equipamentos para lhes dar as características que o equipamento deve conter, e tem muitas e muitas fábricas de equipamentos de todas as formas.

?O que é preciso fazer antes de entrar na secagem é percorrer os caminhos do grão, analisando desde a moega, colhendo amostras para avaliar o dano que um equipamento dessas produz. Quem fizer isso vai se surpreender com a quantidade de equipamentos que provocam danos ao grão. Isso afeta grandemente a qualidade do produto e as perdas de qualidade são enormes?, diz o especialista.

Conforme Rosa Franco, ?os equipamentos de qualidade são aqueles que vão nos garantir que vamos guardar aquele grão que você produziu com tanto sacrifício e carinho nas melhores condições para a finalidade a que se destina, para silagem úmida ou guardar o grão?, concluiu.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar no Congresso Nacional de Milho e Sorgo
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
(51) 9918-6934

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633