zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Rural

 

04/05/2017 20h35 - Atualizado em 04/05/2017 20h45

Família participante do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar sedia Dia de Campo em Seberi

Família participante do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar sedia Dia de Campo em Seberi

 

A propriedade da família Matter, localizada na Linha São Sebastião, interior do município de Seberi, sediou nesta quarta-feira (03/05) um dia de campo para mostrar as potencialidades da propriedade e o exemplo de sucessão que já está acontecendo na família. A atividade foi uma promoção da Emater/RS-Ascar e Prefeitura, e reuniu aproximadamente 100 pessoas na propriedade rural. Cinco estações foram organizadas para mostrar aos participantes as atividades ali desenvolvidas, além de apresentar novas tecnologias que auxiliam o trabalho do produtor rural. 

A família Matter é uma das participantes do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar em Seberi, o programa é uma política pública da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, que é executado pela Emater/RS-Ascar. A propriedade da família foi escolhida para sediar o Dia de Campo para mostrar aos agricultores que é possível, mesmo em uma pequena área, 16 hectares, desenvolver atividades produtivas, promover a sucessão familiar e viver com qualidade de vida. 

Na pequena propriedade da família, o casal de agricultores, Egon e Avanir Matter, sempre cultivou fumo como a principal atividade econômica. Pensando em proporcionar aos filhos a sucessão da propriedade, aos poucos as atividades foram se diversificando. ?O pai foi abrindo espaço para nós. Foi isso o que nos segurou aqui no campo, ele ouviu nossas ideias?, contou Gustavo, filho do casal. Os três filhos do seu Egon e da dona Avanir moram na propriedade, mas apenas Gustavo e Juliano trabalham ali. Percebendo a possibilidade de sucessão, o pai ouviu os planos dos filhos e está adequando a propriedade com novas atividades. Há três anos a bovinocultura de leite foi implantada na propriedade da família, atividade que Gustavo escolheu para trabalhar. Para o irmão Juliano, a piscicultura é a aposta para geração de renda. Os primeiros passos para início da atividade já foram encaminhados na propriedade.

"A família Matter é um bom exemplo de como a sucessão funcionou. Para isso acontecer, foi importante os pais ouvirem os filhos e cederem espaço na propriedade, assim como os filhos respeitarem tudo aquilo que já foi feito e entender que a sucessão é um processo que requer tempo e confiança", comentou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Rosane Ceretta Tomczack.

Uma das estações do Dia de Campo tratou sobre segurança e soberania alimentar. O tema foi abordado pela extensionista social da Emater/RS-Ascar de Erval Seco, Edi Fátima Sandri, que falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pela Instituição visando o estímulo a produção de alimentos para subsistência das famílias, incentivando melhores hábitos alimentares e mais qualidade de vida. A Campanha Regional Produza seu alimento e colha saúde é uma ação destaque nessa temática, que há três anos está sendo realizada nos 42 municípios da região. Para mostrar a importância do que é produzido na propriedade para o consumo da família, a extensionista apresentou o resultado do cálculo, que é a soma de tudo o que a família Matter consome durante o mês, entre verduras, legumes, carnes, panificados, entre outros alimentos. O resultado obtido chegou a R$ 1.580,00. "Esse é o valor que a família deixa de gastar no supermercado. São aquelas miudezas que a grande maioria das famílias nem contabiliza como parte da economia da propriedade. Mas o valor econômico não se compara ao valor nutricional desses alimentos. A qualidade de vida de quem vive no meio rural está aí", salientou a extensionista.

Outros temas também foram destaque no Dia de Campo. O planejamento forrageiro e a regulagem de ensiladeira foi tema abordado pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Jeferson Vidal Figueiredo. O agrônomo apresentou o planejamento de forragens, especificando a característica de cada variedade de pastagem. Jeferson falou ainda sobre a importância da silagem para a alimentação dos animais e explicou como escolher as melhores variedades e o manejo correto para a produção de silagem.

A estação sobre conservação do solo e água foi trabalhada pelo assistente técnico regional de recursos naturais da Emater/RS-Ascar, Carlos Roberto Olczevski, e pelo técnico em agropecuária, Edivaldo Cenci, que demonstraram como é realizada a coleta de solo para análise laboratorial e que práticas os produtores podem realizar para evitar a erosão do solo, como terraceamento, plantio em nível, rotação de culturas com raízes profundas, entre outros métodos que visam a maior infiltração da água no solo.

A piscicultura também foi tema de uma das estações. A técnica em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Pâmela dos Santos Couto, falou sobre a atividade, orientando os produtores sobre a construção de viveiros, o povoamento, a adubação correta e o manejo adequado da atividade. Energias alternativas e tratamento de dejetos também foram tema do Dia de Campo. A empresa Marsol Energia apresentou diferentes tecnologias aos produtores que podem ser adaptadas as necessidades das propriedades rurais, como o aquecimento de água para ordenha e uso de painéis fotovoltaicos para geração de energia. A empresa Sustenta Agroambiental apresentou seus produtos, que utilizam de biotecnologia e auxiliam o produtor rural em diferentes atividades no tratamento de dejetos.

O Dia de Campo na propriedade da família Matter contou com a presença do prefeito de Seberi, Cleiton Bonadiman, do secretário Municipal da Agricultura, Marcelino Galvão, do gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva, vereadores do município, entre outras lideranças.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9 9985-3680

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS 
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633