zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Rural

 

17/10/2020 20h41 - Atualizado em 17/10/2020 20h42

Emater/RS-Ascar participa de live sobre produção e consumo de alimentos em Porto Alegre

Tecnologia e informação

 

Na quarta-feira (14/10) à noite, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Porto Alegre (Comsans) realizou uma transmissão pelo seu Facebook com o tema ?Resiliência e qualidade na produção e consumo local de alimentos: reflexões diante da pandemia?. A atividade integra a programação da 18ª Semana da Alimentação RS/2020, que este ano tem como tema ?Segurança Alimentar e Nutricional: estratégias e ações integradas em tempos de pandemia?. A equipe da Emater/RS-Ascar também participou do evento virtual.


A live foi coordenada pela nutricionista e coordenadora da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Usans), da Prefeitura de Porto Alegre, Carolina Breda Resende, e teve como convidados produtores rurais, que falaram sobre as potencialidades da Zona Rural, do crescimento da agricultura e do consumo local para o município.

O agricultor familiar, fruticultor e suinocultor da Vila Nova, Clébio Luis Bertaco, ao falar da produção de pêssego, aipim e suínos da sua família, destacou a importância da comercialização desta produção no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), mercados institucionais que manifestou interesse em voltar a acessar.

A agricultora agroecológica do Bairro Extrema e sócia-fundadora da Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama), Silvana Beatriz Bohrer, apresentou a diversidade de produtos do seu Sítio, o Capororoca, que vai desde o cultivo de hortaliças, frutas e espécies nativas, até as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). Silvana ressaltou o trabalho artesanal de sua família na produção e o processamento de alimentos, levados diretamente aos consumidores em três feiras ecológicas da Capital.

O presidente da Colônia de Pescadores Z-5, da Ilha da Pintada, Gilmar da Silva Coelho, destacou as vantagens do consumo de pescado fresco para a qualidade alimentar e lamentou a diminuição da renda das famílias de pescadores profissionais artesanais devido à pandemia, impactadas inclusive pelo cancelamento da tradicional Feira do Peixe da Capital, realizada anualmente no Largo Glênio Peres.

O extensionista rural da Emater/RS?Ascar em Porto Alegre, Luís Paulo Vieira Ramos, falou da importância do Comsans, que tem ?o papel de construir pontes entre a população e o alimento? e destacou a relevância da Zona Rural, no ?direito à soberania alimentar? e na oferta de alimentos de qualidade da agricultura, além da pesca artesanal, fundamentais para contribuir com o abastecimento da Capital, o que já aconteceu em situações como a greve dos caminhoneiros e durante a pandemia. Ramos explicou ainda a importância do conhecimento tradicional e da cultura, tanto dos agricultores no saber plantar, assim como dos pescadores na captura do peixe.

A nutricionista integrante do Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Porto Alegre, Nóris Borba dos Reis, defendeu o cumprimento da legislação e a importância da aquisição de 30% de gêneros da agricultura familiar na rede municipal de ensino, que é composta por 99 escolas, além das 180 de educação infantil, que são conveniadas. Ressaltou que ?investir nas crianças com alimentação saudável são menos adultos nos postos de saúde com doenças? e mencionou ainda que as compras dos agricultores e pescadores do município contribuem para o desenvolvimento local. Manifestou a sua preocupação com relação ao cumprimento da nova Resolução 06 do FNDE, de maio desse ano, que prevê a devolução dos recursos ao Governo Federal em caso de não cumprimento desta legislação.

No final da live, os participantes se comprometeram a organizar um grupo para a construção de proposta que busque incluir novamente os gêneros da Agricultura Familiar de Porto Alegre no Pnae do município. A Emater/RS?Ascar participa da atual composição da mesa diretora do Comsans, o que é feito pela extensionista rural social Warna Frühauf.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633