zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Rural

 

17/10/2020 20h45 - Atualizado em 17/10/2020 20h45

Equilíbrio na alimentação é destaque em live da Semana da Alimentação

Live Emater

 

Realizada na tarde desta sexta-feira (16/10), através das plataformas digitais da Emater/RS-Ascar, a edição online do Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar da região Centro-Serra discutiu ?a alimentação em tempos de pandemia: um resgate alimentar?. A atividade é alusiva à Semana da Alimentação.


Na abertura do evento, o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, falou sobre o trabalho desenvolvido pela Instituição no incentivo à segurança e soberania alimentar das famílias. ?Nesse ano em que a pandemia mudou muitos hábitos, falar sobre alimentação saudável é ainda mais importante. A Emater trabalha não só a orientação da produção, mas na organização dos agricultores, na valorização da Agricultura Familiar e no auxílio na comercialização, como é o caso da Feira Virtual da Agricultura Familiar, recém-criada no site da Emater, onde é possível adquirir os produtos dos agricultores?, frisou Rugeri.

Em seguida, a extensionista rural Social da Emater/RS-Ascar Leticia Fagundes relatou ações desenvolvidas junto aos grupos de agricultoras por meio dos projetos municipais de Segurança e Soberania Alimentar, realizados nos dez municípios que integram a região Centro-Serra. Os projetos tiveram início em 2009. Junto aos grupos de mulheres rurais, iniciaram uma ação de resgate da cultura alimentar e de valorização e produção de alimentos típicos da região, por meio de reuniões, cursos, oficinas, eventos gastronômicos e fóruns temáticos. As atividades atingiram agricultoras, famílias em vulnerabilidade social, comunidade escolar, agentes municipais de saúde e comunidades tradicionais. ?Nossa intenção era resgatar receitas simples, valorizando a identidade cultural das diferentes etnias, a produção caseira, os alimentos produzidos de forma orgânica. Também resgatar as memórias alimentares e fazer com que a arte de cozinhar tenha sentimento de amor ao próximo?, frisou a extensionista.

No decorrer da década foram resgatas mais de 1.300 receitas e realizadas mais de 1.080 oficinas de culinária, atingindo mais de 130 grupos de trabalhadoras rurais.


A presidente da Associação das Mulheres Agricultoras de Ibarama, Jeni Ilva Puntel, falou sobre a produção de alimentos na propriedade da família onde, em cerca de 16 hectares, são cultivados feijão, milho, batata, mandioca, leite, ovos, entre outros. ?Desde o início, a Emater nos convidou a resgatar essas receitas antigas, que são muito nutritivas e gostosas e valorizam o que produzimos na propriedade rural. Esse trabalho é muito importante porque nos incentiva a repensar a nossa alimentação?.

Finalizando as apresentações, a nutricionista Eliana Denardi falou sobre o tema do evento: ?a alimentação em tempos de pandemia?. Segundo ela, a pandemia trouxe uma preocupação muito grande com alimentos que aumentam a imunidade do organismo, o envolvimento de toda a família na produção das refeições e o resgate de receitas antigas. ?O segredo da alimentação é o equilíbrio. Uma alimentação simples, mas com todos os grupos alimentares. Precisamos do carboidrato, frutas, verduras, proteínas. O que precisamos é equilibrar o que ingerimos. A pandemia nos proporcionou essa reavaliação dos nossos hábitos?, frisou.

A nutricionista destacou que na busca pelo equilíbrio alimentar algumas vitaminas e minerais têm maior impacto no sistema imunológico como, por exemplo, a vitaminas A, B6, E, C, D, Zinco, Selênio e Ácido Fólico/B9. ?Um cardápio simples, porém rico em nutrientes, é o mais eficiente. As vitaminas naturais, obtidas por meio da alimentação, são a melhor forma de proporcionar ao nosso organismo os elementos que ele precisa. Se a gente estruturar bem a nossa alimentação, com vitaminas naturais, estaremos fortalecendo o nosso sistema imunológico?, destacou. Eliana também lembrou da importância do consumo de água durante o dia. ?Tão importante quanto hábitos alimentares saudáveis é o consumo de água, que deve ser realizado no decorrer do dia para que ocorra a hidratação adequada do organismo?, conclui.

O 11º Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar da Região Centro- Serra foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e Associação das Mulheres Agricultoras de Ibarama e pode ser acessado no Canal do Programa Rio Grande Rural no Youtube.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633