zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Saúde

 

09/05/2011 22h43

Horizontina padece com falta de médicos

Mudança de cidade e aprovações em concursos públicos reduziram corpo clínico do hospital.

 

A nova direção do Hospital Oswaldo Cruz de Horizontina afirmou neste sábado, 7 de maio, em entrevista concedida a Rádio Olinda FM, que a casa de saúde sofre com a falta de médicos.
Constantes reclamações da comunidade quanto a morosidade do atendimento, a quantidade de horizontinenses em hospitais ou clínicas da região, os mesmos médicos plantonistas e a falta de opções nas diversas especialidades, fizeram com que o médico Milton Yzolan, novo diretor do Hospital Oswaldo Cruz, e seu vice-diretor Antônio Lajus, fizessem um apelo à comunidade: “ Precisamos contratar com urgência, pediatra, gineco-obstetra, endocronologista, cardiologista, cirurgião geral e traumatologista, e apelamos para que a comunidade regional nos ajude a encontrar profissionais divulgando essas vagas em suas redes de contatos”.
Em virtude de mudança de cidade e aprovações em concursos públicos, o hospital acabou perdendo parte de seu corpo clínico, fazendo com que os mesmos médicos se revezem por dias ou noites nos plantões do SUS que o hospital mantém, devido ao quadro efetivo reduzido. Segundo Yzolan, “os profissionais existentes não conseguem atender a demanda de serviços, o que obriga muitas pessoas a se deslocarem para outras cidades em busca de tratamento, passando e consumir nas cidades para onde vão, isso economicamente prejudica não só o hospital, mas a cidade”, reconhece. No entanto, Yzolan destaca algumas exigências para as novas contratações. “Queremos profissionais que estejam acima de nosso nível, para agregar qualidade aos serviços, não vamos contratar ninguém que esteja igualado ou abaixo do que já temos”.
Além da medida de contratar imediatamente 6 novos profissionais, os diretores do hospital pretendem ampliar o plano próprio de saúde - Hoc Med - criando a modalidade Rural, voltado a agricultores e seus familiares. Também recriarão o programa Parto Programado, onde as futuras mães adquirem pacote antecipado, que garante desde o exame pré-natal, a internação na maternidade e o serviço de parto, com pagamento antecipado, com descontos e de forma parcelada. “Além de não desequilibrar o orçamento familiar no final da gestação, a convivência com o médico e com a casa de saúde garante à família a tranqüilidade psicológica necessária para todos os momentos do nascimento de uma criança, e auxilia financeiramente a instituição”, concluiu o vice-diretor Antônio Lajus.

 

Hospital de Horizontina contratará seis médicos. Hospital de Horizontina contratará seis médicos.
Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633