zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Saúde

 

30/04/2014 18h20

CRF-RS realiza ação no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Conscientização será feita através de distribuição de medicamento falso com folheto informativo

 

No dia 5 de maio, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) realiza uma série de ações para valorizar o profissional farmacêutico focando na segurança do uso de medicamentos pela população. A data, que foi instituída em 1998 pelo Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia, é um marco importante para a sociedade, pois representa um momento de conscientização e prevenção.

 

Em virtude disso, uma das ações do CRF-RS tem como objetivo atingir diretamente a sociedade através de uma operação que combinará a distribuição de material informativo com uma pesquisa sobre o assunto, objetivando mostrar até que ponto as pessoas tomam medicamentos sem pedir nenhuma informação. Para tal, o CRF-RS produziu um medicamento fictício, o “Dornein” que será entregue por estudantes de farmácia, se passando por promotores do medicamento, na segunda-feira (5), das 9h às 17h, na Esquina Democrática, em Porto Alegre.

 

Durante a ação, os supostos promotores farão a entrega dizendo apenas a frase: “Gostaria de uma amostra grátis de um remédio?”. Logo atrás deles, outros profissionais da área da farmácia estarão observando e preenchendo a planilha da pesquisa com os seguintes itens: 1) Quantos perguntaram para que serve (indicação) do medicamento? 2) Quantos perguntaram sobre as contra indicações? 3) Como tomar (ingerir) o medicamento? 4) A pessoa recusou o “Dornein”?. Dentro da caixa do medicamento, há um blister sobre o uso racional e os perigos da automedicação. Além disso, mais afastados, profissionais farmacêuticos estarão distribuindo folders com o tema “Medicamento é coisa séria”, junto de uma breve orientação sobre o assunto.

 

Muitas vezes a população não compreende os riscos envolvidos no consumo de medicamentos. A automedicação sem orientação do farmacêutico pode levar a consequências graves, interferir em tratamentos, mascarar sintomas de doenças importantes, ampliar efeitos adversos de outras prescrições. O medicamento não é apenas um produto, ele apresenta riscos e benefícios e precisa ter o acompanhamento do profissional farmacêutico.

 

Neste contexto, o CRF-RS considera fundamental e oportuno realizar eventos como este durante o período supracitado para divulgar e alertar sobre a importância da orientação farmacêutica. A mesma ação será realizada em outras cidades e datas.

 

Serviço:

Local:Esquina Democrática - Porto Alegre

Data:05/05/14 (segunda-feira)

Horário:Organização e concentração às 9h, realização a partir das 10h

Apoio:Sindifars, Erefar Sul e Afargs

Demais cidades que receberão o mesmo evento: Canoas (05/05, no Calçadão), Caxias do Sul (04/05, no campus da UCS), Cruz Alta (05/05, no Calçadão), Frederico Westphalen (05/05, Centro), Ijuí (05/05, Praça da República), Lajeado (05/05, a definir), Santana do Livramento (11/05, a definir), Novo Hamburgo (20/05, a definir), Passo Fundo (26/04, Praça do Teixeirinha), Pelotas (10/05, Centro), Santa Cruz do Sul (05/05, a definir), Santa Maria (07/05, no Calçadão), Santa Rosa (04/05, na FENASOJA), Santiago (05/05, no Calçadão), Santo Ângelo (18/05, a definir), São Leopoldo (05/05, a definir) e Uruguaiana (05/05, a definir).

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633