zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

12/08/2011 00h47

Lançamento do documentário ‘Desbravadores de Santa Rosa’

Evento integra as comemorações dos 80 anos de Santa Rosa.

 

Nesta sexta-feira, 12 de agosto, será lançado o documentário “Desbravadores de Santa Rosa”. O filme é uma parceria das produtoras Plug, Casa Verde e Lanterna Mágica. O Projeto teve apoio do Fundo Municipal de Cultura e a participação de inúmeras pessoas da comunidade.
Durante o mês de abril, depois de quatro meses de produção, cerca de 30 figurantes da comunidade participaram das filmagens realizadas em Santa Rosa e Santo Ângelo. A equipe técnica contou com a participação do diretor de fotografia Alexandre Bragança, produção executiva e montagem de Pladinir Mallmann e trilha sonora de Claudio Joner. O lançamento será no Sesc, a partir das 19h30min e integra a programação oficial de comemoração dos 80 anos do município.

O Documentário
Uma reportagem imortalizada nas páginas da extinta Revista do Globo de Porto Alegre serviu de ponto de partida para a produção do filme, que quer colocar nas telas o passado e o presente da cidade. Assinada pelo jornalista José Amádio e ilustrada pelo fotografo Ed Keffel, a reportagem produzida em 1946 retrata a prosperidade do município do noroeste gaúcho, seu desenvolvimento urbano e as particularidades do povo dessa região.
Com o auxilio da pesquisadora Tereza Christensen, o diretor e roteirista Anderson Farias procurou retratar no filme o olhar e as impressões que a dupla de repórteres teve ao sair da capital na tarefa de produzir uma reportagem naquela época em um dos pontos mais distantes do Estado. Santa Rosa até então sofria com a má reputação de terra sem lei, onde bandidos eram temidos e se tornavam lendas vivas.

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633