zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

20/11/2017 20h05

Emater/RS-Ascar concede Certificado de Qualidade à Ervateira Multisafra de Ilópolis

Emater/RS-Ascar concede Certificado de Qualidade à Ervateira Multisafra de Ilópolis

 

Como parte da programação da terceira edição do Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, a Emater/RS-Ascar concedeu, na última sexta-feira (17/11), o Certificado de Qualidade para o Processo de Produção de Erva-Mate à empresa Multisafra, de Ilópolis, que produz a linha de produtos da marca Safra. A distinção foi entregue pelo presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, ao empresário Maurício Carlesso, um dos sócios-proprietários do empreendimento, durante a oitava edição da Turismate.

A auditoria – válida por três anos – foi realizada com base no Manual para Certificação de Qualidade do Processo de Produção da Erva-Mate, que define os requisitos que devem ser atendidos de acordo com as etapas referentes ao processo produtivo. O manual abrange, entre outras, práticas agrícolas, acompanhamento técnico, atividade de transporte, industrialização, gestão ambiental e da qualidade, além de itens relacionados à segurança dos trabalhadores e das condições higiênico-sanitárias.

A conformidade dos critérios de atendimento descritos no manual são pré-requisitos para a obtenção do certificado, que possibilitará à empresa estampar nas embalagens dos produtos e nos materiais promocionais da marca, o Selo de Qualidade da Emater/RS-Ascar. "Além de garantir a rastreabilidade nas diversas fases da produção, diferenciar e valorizar o produto, o certificado também é uma das estratégias para a conquista de novos mercados", destaca o assistente técnico estadual da área de Erva-Mate da Emater/RS-Ascar, Antônio Borba.

Para Carlesso, que no último ano participou do Curso de Boas Práticas de Fabricação de Erva-Mate e Derivados - o que também lhe capacitou para a busca de um produto de excelência - representa uma conquista que deve ser celebrada com todos os 13 empregados, que se envolveram diretamente no trabalho de adequação da ervateira. "Certamente é um momento de alegria, que nos trará uma série de benefícios, estando entre eles a certeza de que o consumidor terá acesso a um produto de ótima procedência", destaca.

Kuhn reforçou a importância da cadeia produtiva da erva-mate que conta com uma política pública própria do Governo do Estado, no caso o Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate, operacionalizado pela Emater/RS-Ascar, por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). "Esse certamente é o Rio Grande que dá certo", comentou, destacando ainda a grande presença do público durante o congresso que promoveu a troca de experiências e a qualificação dos envolvidos.

A Certificação da Qualidade do Processo de Produção da Erva-Mate realizada pela Emater/RS é voluntária, pioneira no país e foi criada com o objetivo de qualificar um dos produtos símbolos do Rio Grande do Sul. Além da ervateira Multisafra outras seis empresas da região já estampam o selo de qualidade em seus produtos, o que dá a garantia ao consumidor de que o processo de produção, desde a lavoura até o ponto de venda, observou rígidas regras sanitárias, de higiene e de sustentabilidade ambiental.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 3729-6113

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

Foto: Rodger Timm – Assessoria da Turismate

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633