zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

27/11/2017 19h51 - Atualizado em 27/11/2017 19h58

Seminário reúne jovens rurais em Santa Cruz do Sul

Seminário reúne jovens rurais em Santa Cruz do Sul

 

Cerca de 300 pessoas, em sua maioria jovens rurais, participaram, nesta sexta-feira (24/11), na Associação Atlética da Souza Cruz, em Santa Cruz do Sul, do Primeiro Seminário de Juventude Rural e do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. O evento apresentou resultados já obtidos por meio do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar, e teve como objetivo fortalecer o trabalho com juventude rural desenvolvido nos 39 municípios de atuação da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade e oportunizar a integração dos jovens.

As atividades iniciaram no período da manhã com a apresentação de experiências com jovens rurais e que estão inseridos no Programa. A primeira a participar foi a agricultura Retiele Rodrigues Hossmann, do município de Soledade, que relatou a importância da inovação na sucessão rural. Em seguida, o agricultor Maicon Alberto Ecke, do município de Segredo, falou sobre gestão rural nas culturas do tabaco e da soja. Encerrando as apresentações das experiências, a agricultora Jaqueline Couto Gades contou sobre inclusão social e produtiva a partir da produção de morangos. “Com o apoio da Emater que ouviu nossos anseios não foi só a parte financeira que mudou, mas o relacionamento com as pessoas e a vontade de permanecer no meio rural”, destacou Jaqueline.

As atividades continuaram com a palestra ministrada pelo presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, sobre perspectivas e aspirações para os jovens permanecerem no campo. Kuhn destacou a importância da produção de alimentos e como a agricultura pode ser um negócio rentável se realizada uma boa gestão da propriedade. “Precisamos ter coragem. Façam o plano de gestão, valorizem a propriedade rural, invistam na agricultura familiar e contem com o apoio da Emater. A agricultura é um negócio que dá certo, dá resultado”, destacou o presidente.

No período da tarde, o público presente acompanhou a apresentação do engenheiro agrícola da Emater/RS-Ascar, Diego Barden dos Santos, sobre o trabalho desenvolvido pelos extensionistas no município junto aos jovens rurais. Santos destacou a importância de ouvir as aspirações dos jovens e do diálogo entre as famílias. “O primeiro passo deste trabalho foi entender o que os jovens queriam, quais as dificuldades e desejos e pensar em como nós, Emater, podemos contribuir para auxiliar a realização dos seus planos”, explicou.

Finalizando a programação, os jovens participaram de um momento cultural. A primeira apresentação foi do humorista Albino Wallsmaia, com a peça “Vida Tifícil”. Em seguida, jovens talentos da região Centro Serra, Alex Vicente e Jader Henrique da Ros, encerraram as atividades com apresentações de música. Lucas Fernando Passo, de 17 anos, veio do município de Campos Borges, distante cerca de 180 quilômetros de Santa Cruz do Sul, para participar do evento. “Valeu muito a pena. Gostei das ideias apresentadas aqui, muita troca de informação e conhecimento e também o show de humor. Foi um dia muito divertido”.

O Primeiro Seminário Regional da Juventude Rural e do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar foi coordenado pela gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Lucia Souza, sendo promovido pela Emater/RS-Ascar, com o apoio do Arranjo Produtivo Local do Vale do Rio Pardo (APL) e da Souza Cruz, com o patrocínio do Sicredi e da Afubra.


Foto: Carina Venzo Cavalheiro

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro
cvenzo@emater.tche.br
(54) 3381-3804
(54) 9 9623-3388

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br
 

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633