zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

19/12/2017 20h52

Programa Nacional da Alimentação Escolar é pauta de seminário em Palmeira das Missões

Programa Nacional da Alimentação Escolar é pauta de seminário em Palmeira das Missões

 

Para refletir sobre os princípios e as possibilidades do Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae), a 20ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) e Emater/RS-Ascar promoveram, na semana passada, em Palmeira das Missões, um seminário para professores e diretores de 11 escolas da região. A atividade foi realizada na Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato.

"A intenção deste evento foi aproximar os fornecedores de alimentos da agricultura familiar com as escolas que adquirem os produtos para a merenda escolar", comentou a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer. O primeiro painel apresentado no seminário foi apresentado pelo técnico em desenvolvimento rural da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen (UCP) Marcos Pandolfo, que explicou sobre a legislação, com destaque ao panorama do Pnae na região.

"Com essa apresentação foi possível mostrar uma síntese, um mapa do índice da aquisição de alimentos da agricultura familiar da região dos 42 municípios. O cenário apresentado mostra que essa região tem um grande potencial de crescimento e que pode expandir não apenas nas quantidades, mas na variedade de produtos adquiridos, como os produtos agroindustrializados, de cooperativas, alimentos in natura, frutas, legumes, panificados, sucos, carnes, laticínios e tantos outros", completou Dulcenéia.

Durante sua explanação, o técnico da UCP apresentou a pesquisa realizada pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar com as escolas da região, que verificou as possibilidades de ampliação desse setor. "Por essas razões espaços como este são importantes e necessários para que os atores envolvidos possam estreitar suas relações e viabilizem seus negócios. Isso fortalece a renda dos agricultores e o desenvolvimento local", acrescentou a assistente técnica.

Relatos de experiências de famílias de agricultores que comercializam sua produção para o Pnae também fizeram parte da programação. Outro painel destacou os alimentos que são permitidos no Pnae. Esta pauta ficou sob responsabilidade da equipe da 20ª CRE. Para encerrar, os participantes puderam acompanhar a Mostra das Potencialidades para Alimentação Escolar, espaço ofertado aos agricultores para apresentação dos seus produtos. "A mostra foi um momento muito interessante. Esse espaço propicia negócios futuros, permite aos agricultores prospectar novos mercados e às escolas ampliarem suas perspectivas quanto à aquisição dos alimentos", finalizou Dulcenéia. A intenção da 20ª Coordenadoria Regional da Educação é continuar com essa ação no próximo ano e proporcionar esses espaços para qualificar a aquisição dos alimentos junto às escolas, levando essa atividade para os demais municípios.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9 9985-3680

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633