zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

15/09/2017 20h28

Linha Simonetti faz resgate de suas origens italianas em Ivorá

Linha Simonetti faz resgate de suas origens italianas em Ivorá

 

O 7º encontro Histórico e Cultural da Linha Simonetti ocorrerá no sábado (16/09), em Ivorá, na Quarta Colônia de Imigração Italiana, promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura Municipal de Ivorá, e Comunidade da Linha Simonetti. O evento contará com a presença de aproximadamente 400 participantes, entre membros da comunidade e público externo. Com sete anos de trajetória, o encontro tem como principal objetivo valorizar as origens dos moradores, por meio de recolhimento de relatos e troca de experiências, possibilitando assim um resgate da cultura e da história dos descendentes italianos.

O evento ocorrerá à noite, tendo início às 18h30 e com programação prevista para até às 22h30. Inicialmente será realizado o Espaço Cultural Memórias e Saberes da Comunidade, momento em que será possível, por meio de uma exposição organizada pelos moradores, relembrar dos costumes provindos da cultura Italiana, como a evolução de receitas de massa caseira, até as origens das vestimentas típicas.

Em seguida acontecerá a abertura da Semana Cultural do Município de Ivorá e, como já é a tradição do evento, será também realizada a comercialização e intercâmbio de sementes crioulas e de produtos coloniais, seguido de um jantar de culinária típica italiana. A programação, que tem como objetivo divulgar a gastronomia e a cultura da Linha Simonetti, ainda conta com encenações e apresentações musicais realizadas por membros da comunidade, encerrando-se com uma reunião dançante com banda.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Maria
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
Estagiária Claudine Friedrich
Estagiário Vicente Camillo
(55) 3222-4011
(55) 99935-2636

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRs
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633