zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

15/09/2017 20h28

Curso de massas oferecido pelo Cetren abre mercado e estimula sucessão rural

Curso de massas oferecido pelo Cetren abre mercado e estimula sucessão rural

 

Além de priorizar a saúde, o curso de Massas Frescas e Recheadas, oferecido pelo Centro de Treinamento de Agricultores de Não-Me-Toque (Cetren), estimula agricultores na busca de mercado, aumento da renda e do interesse de jovens pelo próprio negócio. Durante a semana (12 a 14/09), o Cetren capacitou a segunda turma do curso de Massas Frescas e Recheadas, com a participação de agricultoras e proprietárias de agroindústria. O curso foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Cotrijal, com apoio do Sicredi.

"Sempre é importante a gente saber mais", disse a proprietária de agroindústria em Ernestina, Rosane Wolfart.

O curso tem duração de 24 horas/aula e a maior parte desse tempo é dedicada a novas técnicas da culinária das massas - produção de massas sem recheio, novos cortes e formatos-, além de apresentação de tecnologias que diminuem o desgaste físico das trabalhadoras.

Mercado e sucessão rural

A coordenadora do Curso, Luciana Maria Gobbi, vai além e associa a produção de massas à inserção, no mercado de alimentos, das agricultoras e seus filhos. "A fabricação de massas frescas tanto pode gerar emprego e renda como, também, promover a sucessão familiar nas propriedades rurais", disse ela.

Luciana não tem dúvidas de que o curso de Massas Frescas e Recheadas agrega valor ao produto na venda em feiras e em mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A segurança expressa pela coordenadora do Curso, em parte, tem origem nas Boas Práticas de Fabricação e na atenção dedicada à legislação, fundamentos que estão na base dos cursos oferecidos pelo Cetren.

As receitas são testadas pela equipe Emater/RS-Ascar, que dá preferência aos ingredientes naturais e frescos. "O resultado é uma massa saborosa, fácil de fazer, leve e com boa textura, que pode ser servida com os mais diversos molhos agradando todos os paladares", justificou Luciana.

Equipe

Também fazem parte da equipe responsável pelo curso, as extensionistas da Emater/RS-Ascar Ana Paula Muller (Não-Me-Toque), Carmem Savoldi (Lagoa dos Três Cantos), Rosane Treviso (Ernestina) e Délis Schwertner (Saldanha Marinho).

À frente da coordenação do Cetren, está o extensionista Celso Siebert.
Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo Cetren podem ser obtidas na página da internet, www.emater.tche.br.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040 / 9 9976-8547

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633