zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

15/09/2017 20h28

Boa Vista das Missões realiza primeiro Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável

Boa Vista das Missões realiza primeiro Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável

 

Dois municípios da abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen estão envolvidos no Projeto Rural Sustentável, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que tem o objetivo de melhorar a gestão da terra e das florestas por agricultores nos biomas Amazônia e Mata Atlântica, para o desenvolvimento rural sustentável, redução da pobreza, conservação da biodiversidade e proteção do clima, através de um projeto que contribua para o desenvolvimento do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC), por meio do fomento de implantação de tecnologias em propriedades rurais. Nesta quarta-feira (13/09), a propriedade do agricultor André Henrich, localizada no Distrito São João, interior de Boa Vista das Missões, recebeu outros 33 agricultores para o primeiro Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável. O evento foi organizado pela equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar.

Além de Boa Vista das Missões, o município de Frederico Westphalen também está envolvido no projeto. No próximo dia 22 de setembro, a propriedade do jovem agricultor Cassiano de Pellegrin sediará o Dia de Campo. Ao todo, serão três eventos no município de Frederico Westphalen e quatro em Boa Vista das Missões. Os Dias de Campo são realizados em propriedades chamadas Unidades Demonstrativas (UDs). A partir da inscrição de projetos a Emater/RS-Ascar foi selecionada, através de edital, e tornou-se executora do projeto nessa região, sendo responsável pela seleção e acompanhamento das UDs.

A meta do Projeto Rural Sustentável é atender, nos sete Estados brasileiros situados nos biomas Amazônia e Mata Atlântica, 350 Unidades Demonstrativas, que possuem uma das quatro tecnologias de baixo carbono apoiadas pelo projeto, e 3,6 mil Unidades Multiplicadoras, que irão adotar uma das quatro tecnologias preconizadas no projeto. Ao todo, serão 11 mil produtores capacitados em Dias de Campo, 1,1 mil agentes de Assistência Técnica treinados e 3,7 mil produtores familiares capacitados. O projeto destinará mais de R$ 70 milhões de benefícios diretos ao produtor rural para apoiar essas ações. No RS, são 11 municípios que executam: Agudo, Barros Cassal, Ciríaco, Passo Fundo, Vacaria, Machadinho, Lagoa Vermelha, Caseiros, Erechim, Boa Visita das Missões, Frederico Westphalen.

As quatro tecnologias apoiadas pelo Projeto Rural Sustentável são sistemas de integração Lavoura, Pecuária e Florestas (ILPF), incluindo sistemas agroflorestais, plantio de florestas comerciais, recuperação de áreas degradadas com florestas e/ou pastagens e manejo sustentável de florestas nativas.

As tecnologias destaques do projeto foram os temas apresentados nas estações no Dia de Campo em Boa Vista das Missões. A monitora de campo do Projeto Rural Sustentável, Cleide Jacqueline Jacques, participou da atividade explicando aos produtores o funcionamento do projeto. A partir do trabalho realizado com as UDs, o objetivo do projeto é expandir a ação, permitindo que outras propriedades, as chamadas Unidades Multiplicadoras, adotem uma das quatro tecnologias apoiadas pelo projeto.

O tema recuperação de áreas degradadas com áreas de pastagens perenes e Integração Lavoura, Pecuária e Floresta foi abordado pelo assistente técnico regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti. Nesse cenário, ele destacou a importância do sombreamento e da disponibilidade de água nos piquetes, como fator que influencia na produtividade leiteira. Segundo ele, as árvores nas pastagens têm três funções, o benefício da sombra, a produção de madeira e, acima de tudo, o seu papel como consumidoras de carbono, o que contribui para a diminuição do efeito estufa.

A conservação do solo e água foi assunto tratado pelo assistente técnico regional de recursos naturais da Emater/RS-Ascar, Carlos Roberto Olczevski. A importância da análise de solo e a prática para correta retirada da amostragem do solo foram os destaques dessa estação. Utilizando os resultados da análise de solo coletada na propriedade do agricultor Henrich, Carlos enfatizou as variantes entre a fertilidade química, biológica e física do solo.

Por fim, o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Tiago Machado Silveira, falou sobre manejo de pastagens perenes, orientando os produtores sobre aspectos como o ponto de entrada dos animais nos piquetes, a altura ideal para o pastejo, tanto para a grama tífton quanto para o capim áries e a sobressemeadura de leguminosas ou gramíneas sobre as pastagens perenes no inverno, visando o aproveitamento da mesma área de verão no período de inverno para obter pastagens nos 12 meses do ano.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9 9985-3680

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633