zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

15/09/2017 20h28

Desfile terá participação de grupos de jovens e mulheres em Toropi no domingo

Desfile terá participação de grupos de jovens e mulheres em Toropi no domingo

 

Neste domingo (17/09), a Emater/RS-Ascar vai prestigiar o Desfile Cívico e Tradicionalista do município de Toropi e, além disso, contará com a representação dos tradicionais Grupos de Mulheres e, de forma inovadora, do Grupo de Jovens Rurais. A participação da Emater/RS-Ascar tem o objetivo de dar visibilidade às atividades desenvolvidas pela agricultura local, a fim de incentivar a valorização e permanência da população no meio rural.

Com início previsto para as 9h de domingo, o desfile a ser realizado em Toropi será referente tanto ao dia 7 quanto ao dia 20 de setembro (Semana da Pátria e Semana Farroupilha, respectivamente), com posterior almoço no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência de Toropi. A Emater/RS-Ascar participará do desfile apresentando alguns trabalhos desenvolvidos pelas mulheres rurais em jardinagem, reaproveitamento de pneus, descarte e reciclagem de materiais, dentre outros, como também promovendo a divulgação do recém-criado Grupo de Jovens Rurais.

Em atividade desde o ano passado, o Grupo de Jovens Rurais tem como objetivo principal promover a sucessão das famílias rurais no setor produtivo, a fim de diminuir as cifras de êxodo rural e dar continuidade à agricultura familiar. Integrado atualmente por cerca de 20 jovens, o Grupo foi criado a partir do Programa de Juventude Rural, em uma parceria entre a Emater/RS-Ascar e Prefeitura, além de escolas e outras instituições locais. As principais atividades desenvolvidas até então são excursões para conhecer propriedades com diferentes tipos de produção, como também universidades e feiras de exposições, além de dias de campo em escolas da região e promoção de jantares a partir de ingredientes produzidos nas propriedades rurais.

“A ideia do grupo de jovens é buscar alternativas de permanência no meio rural, tendo em vista a realidade das propriedades agrícolas brasileiras, em que os pais acabam envelhecendo e os filhos muitas vezes vão para as cidades para estudar ou trabalhar e não conseguem dar sucessão ao trabalho no campo. Ademais, além do fortalecimento da agricultura familiar, os jovens buscam maior qualidade de vida, por meio da diversidade produtiva, da cultura e do lazer”, explica o extensionista do Escritório da Emater/RS-Ascar de Toropi, técnico agrícola Ezequiel Silva da Silveira.

Através do Desfile Cívico e Tradicionalista, os grupos de Jovens e de Mulheres desejam reconhecimento e visibilidade em relação aos trabalhos que vêm sendo realizados. Segundo Silveira, “a Emater espera mostrar que o município de Toropi, que é basicamente agrícola, ainda possui muitos jovens interessados em continuar no meio rural, produzindo, tendo sua própria renda, com qualidade de vida, que é o mais importante. Também objetiva promover o empoderamento da mulher rural e mostrar que ela está muito presente na sociedade e, muitas vezes, atua como protagonista na promoção de iniciativas para o meio rural”.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Maria
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
Estagiária Claudine Friedrich
Estagiário Vicente Camillo
(55) 3222-4011
(55) 99935-2636
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRs
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633