zulupa.com.br
sábado,27 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

15/09/2017 20h28

Oportunidades no campo são debatidas entre jovens rurais em Marcelino Ramos

Oportunidades no campo são debatidas entre jovens rurais em Marcelino Ramos

 

A programação da Semana da Juventude Rural de Marcelino Ramos prossegue até sábado (16/09), com palestras, entre elas, sobre o programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, ministrada pela extensionista da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese. A atividade integra as ações do projeto Jovem Cidadão executado pela Ortus Consultoria e, nesta segunda fase, conta com as parcerias da Emater/RS-Ascar, prefeitura, Cresol e Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares.

Estão sendo debatidos temas como sucessão familiar, potenciais agrícolas do município, gestão relações de gênero, relato de experiências de famílias e de jovens, gestão sustentável da agricultura, além de atividades de campo e visita a agroindústrias. Na quinta-feira (15/09), a extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Nádia da Rosa, chamou a atenção para as questões que envolvem "um olhar contemporâneo sobre as relações de gênero". Na sua avaliação, é preciso que haja equidade de gênero. "Entre os fatores que contribuem para a igualdade de gênero e sucessão familiar, exemplificou a oportunidade que família deve tanto para o filho como para a filha".

O relato da família Kruze apontou a importância do apoio dos pais para que os filhos permaneçam na propriedade ou retornem ao campo. O produtor Sebastião e sua esposa Marines, acompanhado das filhas Pamela e Keila e do genro Alexandre, dividiram suas experiência com o público jovem. A família expôs a trajetória e o sucesso nas atividades da propriedade e a busca por alternativas rentáveis, como a produção de mandioca como matéria-prima para a agroindústria da família.

"É muito gratificante ver um filho voltando para casa", disse Sebastião, ao lembrar a filha Pamela que deixou a propriedade para ir trabalhar na cidade, mas voltou. Ele também aconselhou os jovens a buscar alternativas de produção que possibilitem a permanência na propriedade, dando seguimento a história familiar. Os Kruze agradeceram o assessoramento da Emater/RS-Ascar na extensão rural e a dedicação da equipe do Escritório Municipal de Marcelino Ramos.

Abertura

O evento foi aberto na quarta-feira (13/09), no Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares, com a presença do gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello; diretor do Parque, Valdecir Ribeiro; da diretoria do Instituto de Educação Estadual de Marcelino Ramos; Lizolete Vargas Dallagnol; de jovens acompanhados de seus pais. Também participaram a equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Marcelino Ramos.

Na abertura, Tonello lembrou que a Instituição tem mais de 50 projetos, entre eles, alguns voltados para o jovem rural, além de politicas públicas específicas para este público, com incentivo à sucessão familiar e para evitar o êxodo rural. "Muitos jovens estão fazendo o caminho inverso e retornando ao campo", destacou o gerente, ao citar alternativas rentáveis como a fruticultura, agroindústria, bovinos de leite, que estão oportunizando aos jovens à volta ao campo.

Após a abertura, Eduardo Hermes Silva e Guto Costa, da Ortus Consultoria, apresentaram dados do projeto Jovem Cidadão que já está na segunda fase. Eles mostraram dados de pesquisa que traça um perfil do jovem marcelinense, na faixa etária de 14 a 19 anos. "Entre os cinco problemas que mais preocupam os jovens do município estão emprego/profissão, segurança/violência, saúde, educação e a crise econômica", afirmou Costa.

A programação prosseguiu com as palestras do técnico do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Marcelino Ramos, Antonio Pandolfo, que falou sobre potenciais agrícolas do municípiio, destacando atividades voltadas à produção da mandioca e de fruticultura, com alto potencial de produção, pelas condições do microclima e da posição geográfica de Marcelino Ramos. "São alternativas econômicas para os produtores", recomendou.

O engenheiro agrônomo, Milton Luiz Silvestro, falou sobre, o que para ele é o tema mais importante da agricultura familiar, a sucessão hereditária. Após as palestras houve sorteio de brindes.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim
Jornalista Terezinha Mariza Vilk
tvilk@emater.tche.br
(54) 3321-5599
(54) 99976-8867

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
www.tvemater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633