zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

15/09/2017 20h28

Emater/RS-Ascar realiza visitas orientadas na região de Soledade

Emater/RS-Ascar realiza visitas orientadas na região de Soledade

 

Com o objetivo de fazer uma abordagem sistêmica das Unidades de Produção Familiar (UPF) a equipe do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade está realizando visitas às propriedades rurais em que serão implantadas as Unidades de Referência Técnica (URT) do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). As visitas iniciaram no mês de setembro e são realizadas de acordo com o cronograma previamente estabelecido com as equipes dos 39 Escritórios Municipais que integram a região administrativa de Soledade.

A supervisora microrregional, Marines Bock, frisa que as visitas buscam fazer um diagnostico sistêmico das UPF. "Toda a propriedade rural é uma Unidade de Referência Técnica e todas as atividades desenvolvidas nela estão integradas, por isso é necessário que toda a equipe técnica do Escritório Regional participe, integrando as diferentes áreas de produção, identificando gargalos e destacar as potencialidades, propor melhorias", explica. Na região administrativa de Soledade, a meta para 2017 é a implantação de 78 URTs, para avaliação da evolução dos sistemas de produção nas unidades de produção familiar participantes do Programa, sendo estas em áreas como agroindústria, jovens rurais, mulheres rurais, produção ecológica, fruticultura, bovinocultura de leite, entre outras.

Nas primeiras semanas foram visitadas propriedades rurais nos municípios de Soledade, Fontoura Xavier, Vale Verde, Rio Pardo, Vera Cruz e Alto Alegre. Em algumas das propriedades rurais, onde os agricultores são associados de cooperativas atendidas pela equipe da Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul, a equipe da UCP está participando das visitas para auxiliar no processo de comercialização da produção via cooperativas e associações.

Para o próximo mês, além da continuidade das visitas às propriedades rurais, será realizada uma capacitação em Abordagem Sistêmica para a equipe do Escritório Regional, supervisores microrregionais e extensionistas das áreas técnica e social representantes de cada microrregião. "Após a capacitação, o grupo participante será multiplicador para as demais equipes municipais, socializando as experiências e visando a qualificação do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social prestado pela Instituição", explica a gerente regional, Lucia Souza. A atividade acontece nos dias 04 e 05 de outubro, na Casa de Retiro Loyola, em Santa Cruz do Sul.


Foto: Divulgação/Emater/RS-Ascar
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro
cvenzo@emater.tche.br
(54) 3381-3804
(54) 9 9623-3388

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633