zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

15/09/2017 20h28

Reuniões de secagem e armazenagem de grãos são promovidas na região de Santa Rosa

Reuniões de secagem e armazenagem de grãos são promovidas na região de Santa Rosa

 

Trabalhar com a secagem e armazenagem nas propriedades tem um significado especial para agricultura familiar por gerar diversas vantagens, como reduzir riscos de perdas, manter a conservação e a qualidade do produto, garantir diferencial nos preços na safra e entressafra e permitir maior autonomia do produtor, uma vez que diminui a dependência externa. Diante disso, na região de Santa Rosa, a Emater/RS-Ascar realizou reuniões técnicas com agricultores sobre secagem e armazenagens de grãos nos municípios de São Pedro do Butiá, Alecrim e São Nicolau. O próximo encontro sobre secagem e armazenagem de grãos será no dia 11 de outubro, no município de Bossoroca, no CTG Sinuelo das Missões.

De acordo com o assistente técnico regional de manejo de recursos naturais da Emater/RS-Ascar, Fernando Dorneles Fagundes, a Instituição trabalha intensamente na divulgação da importância da secagem e armazenagem nas propriedades rurais. “Com isso, conseguimos ótimos resultados, principalmente da adoção dessa tecnologia nas propriedades das regiões Noroeste e Missões”, ressalta Fagundes.

Durante a reunião técnica foi destacado também a importância do uso de energia limpa, da manutenção da qualidade dos grãos, assim como os aspectos construtivos, de manejo e de operação do sistema. Inserido nesta proposta de energia limpa, não é utilizado fogo, usa-se a energia solar em alguns momentos e, em grande parte, o ar do ambiente.

O sistema surge num contexto em que a exigência pela qualidade do produto tem sido cada vez maior no momento de comercialização dos produtos agrícolas. Também pode ser construído com material e mão-de-obra locais, exceto o ventilador, que geralmente é adquirido fora da localidade.

Essa estrutura pode ser aproveitada para a secagem e armazenagem de diferentes produtos, como milho, soja, trigo, feijão, aveia e sorgo, entre outros.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Estagiária Daniele Hensen
Jornalista Deise A. Froelich
dhensen@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633