zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

09/10/2018 10h22

Encontro de Pescadores Profissionais é realizado no Noroeste gaúcho

Encontro de Pescadores Profissionais é realizado no Noroeste gaúcho

 

Com uma das maiores produções de peixe de água doce do país, o Noroeste gaúcho sediou nesta quarta-feira (03/10) uma reunião entre pescadores profissionais artesanais e técnicos de nove municípios. Na pauta do encontro, realizado em Porto Vera Cruz, foram destacados temas voltados à defesa e garantia de direitos e à inclusão social e produtiva desse público.

Estiveram reunidos na Câmara de Vereadores de Porto Vera Cruz representantes de Alecrim, Garruchos, Pirapó, Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Porto Xavier, São Nicolau e Novo Machado. O grupo foi recepcionado pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, pela coordenadora estadual da Pesca Artesanal, Ana Luiza Spinelli Pinto, e pelo assistente técnico regional Jorge João Lunardi. Também estiveram presentes o prefeito de Porto Vera Cruz, Delfor Barbieri, o vice-prefeito, Flávio Seimetz, e as assistentes técnicas regionais sociais Lisete Primaz e Vanessa Gnoatto.

Pela manhã, técnicos das equipes da Emater/RS-Ascar relataram sobre o trabalho desenvolvido em cada município, destacando avanços, entraves, necessidades, abrangência e trabalhos realizados junto às associações, cooperativas e colônias de pescadores. Da mesma forma, pescadores contribuíram destacando o contexto social e de trabalho em que estão inseridos.

Entre os destaques da pauta estiveram encaminhamentos feitos a partir do acesso a políticas públicas, entre elas de crédito, para a aquisição de freezers, apetrechos de pesca, embarcações, sede de associações, entre outros. Orientações de registro de carteira profissional, seguro-defesa, seguridade social e organização em associações também foram pontos abordados.

A assistente técnica regional social Vanessa Gnoatto explicou sobre a execução de projeto piloto, resultado de parceria entre Emater/RS-Ascar e Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), com vistas a contribuir para o fomento à inclusão social e produtiva e melhoria da qualidade de vida de povos e comunidades tradicionais que vivem em situação de extrema pobreza no RS. Na região, 47 pessoas, entre pescadores artesanais e indígenas, de cinco municípios, devem ser beneficiados com recursos do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais.

À tarde, a coordenadora da Pesca Artesanal, Ana Luiza Spinelli Pinto, abordou a representatividade da região no Fórum de Gestão da Pesca da Bacia do Rio Uruguai, que possui assento no Conselho Gaúcho de Aquicultura e Pesca Sustentáveis (Conpages). Dois representantes locais foram escolhidos, na oportunidade, com o compromisso de contribuir com discussões sobre a liberação da pesca e o manejo sustentável do dourado no âmbito da bacia do Rio Uruguai.

No município de Porto Vera Cruz, anfitrião do evento, a pesca é uma importante atividade econômica para 34 famílias assistidas pela Emater/RS-Ascar. Na região de Santa Rosa, existem 658 pescadores artesanais profissionais, sendo 228 assistidos pela Instituição.

Crédito da foto: Paulo Seimetz

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633