zulupa.com.br
quinta-feira,18 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

09/12/2018 08h37

Seminário debate avanços e desafios no setor cooperativo

Seminário debate avanços e desafios no setor cooperativo

 

O Seminário de Cooperativismo e Oficina com Potenciais Comparadores de Alimentos da Agricultura Familiar, sediado em Erechim, nesta quinta-feira (06/12), na Cantina Trentin, reuniu cerca de cem participantes, entre lideranças, representantes de cooperativas, produtores e técnicos da Emater/RS-Ascar das regiões administrativas de Erechim e Passo Fundo. Os objetivos do evento foram aprimorar o conhecimento e compartilhar aprendizados a respeito do cooperativismo da agricultura familiar em seus ramos de atuação, ampliar a capacidade de análise e cenários e identificar competências, construir e desenvolver estratégias articuladas e compartilhadas no alcance da visão desejada das cooperativas.

O diretor substituto do Departamento de Cooperativas da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), engenheiro agrônomo Roger Strauss, apresentou algumas ações realizadas, em 2018 no Estado, juntamente com o extensionista rural da Unidade de Cooperativismo de Erechim, Jhonatan Imlau, que contextualizou a situação das cooperativas nas regiões de Erechim e Passo Fundo.

Segundo Strauss, em 2018, foram assistidas 189 cooperativas, realizados 25 cursos, eventos de fomentos, 24 diagnósticos, planos aprimoramento, assistência de crédito. Ele falou ainda que, por meio do do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), com a regionalização de abastecimento foram realizados 70 projetos num montante de mais de dois milhões de reais, além de convênios para aquisição de alimentos.

Jhonatan Imlau destacou um conjunto de ações desenvolvidas nas áreas de gestão administrativa e de pessoal, entre outras, com as 33 cooperativas beneficiadas pelo Programa de Extensão Cooperativa (PEC), executado pela Emater/RS-Ascar, através da Unidade de Cooperativismo de Erechim, nos 23 municípios das regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) Norte e Nordeste. “Trabalhamos sempre buscando a intercooperação com as cooperativas para alcançar seus objetivos”, observou Imlau.

Na sequência, Dieisson Pivotto, da Sescoop/RS, destacou diversos desafios e tendências para as cooperativas, nas áreas digital, econômica, social. As cooperativas devem acompanhar a evolução tecnológica, como a criação de aplicativos, buscar alternativas de mercado, criar marcas, criar produtos diferenciados, apontou. Segundo ele, os brasileiros buscam conveniência e praticidade. Na sua avalição, as cooperativas devem atuar em rede, criar centrais com focos bem definidos, ter gestão e aproximação com o associado. “É importante a intercooperação e redes de cooperativas com articulações conjuntas para enfrentar os desafios”, avaliou.

A programação seguiu com as palestras dos engenheiros agrônomos da Emater/RS-Ascar, Marcos Gobbo e Mauricio Luis Dall Acqua. Eles expuseram as vantagens e desafios de energia solar fotovoltaica. Gobbo observou que a energia solar está em expansão na região do Alto Uruguai e no mundo. Segundo ele, existem mais de 30 mil pontos de energia fotovoltaica no Brasil. Na região do Alto Uruguai, a Emater/RS-Ascar já elaborou 14 projetos de credito nesta área. “Temos muito que avançar na produção de energia limpa e sustentável”, ponderou. Maurício Dall Acqua falou das várias etapas para o bom dimensionamento do sistema fotovoltaico.

A programação teve prosseguimento com Balcão de Negócios que reuniu potenciais comparadores de alimentos da agricultura familiar, onde as cooperativas expuseram seus produtos para demanda de órgãos públicos ou privados.

Abertura
O evento foi aberto pelo coordenador regional da SDR, Leonir Favretto, pelo gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, pelo secretário municipal da Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Leandro Basso. Mauri Picoli representou a Cresol Sicoper e o vice-presidente do Sicredi Norte, Adelino Loch que também representou o Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai.

Tonello agradeceu parcerias das prefeituras, das cooperativas, o trabalho dos técnicos da Emater/RS-Ascar e a Unidade de Cooperativismo pelo trabalho com o Programa de Extensão Cooperativa (PEC), da SDR e a família rural.

O secretário municipal da Agricultura, destacou a importância das cooperativas dentro do contexto histórico e político, lembrando que o “espírito cooperativista permeia a responsabilidade de todos os envolvidos e que as cooperativas possam contribuir para a melhoria de vida do associado e da sociedade”.

Leonir Favreto agradeceu em nome do secretário da SDR, Tarcísio Mineto, e disse que espera que as políticas públicas possam ter avanços e serem levadas a diante. Já Adelino Loch destacou a parceria do Sicredi com as cooperativas, com a Emater/RS-Assar e entidades que contribuem com o desenvolvimento da região do Alto Uruguai e da agricultura familiar.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), com apoio do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai e das cooperativas de crédito Cresol, Sicoper e Sicredi Norte.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Erechim
Jornalista Terezinha Mariza Vilk
tvilk@emater.tche.br
(54) 3321-5599
(54) 9 9976-8867
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
www.tvemater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633