zulupa.com.br
terça-feira,16 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

22/06/2018 20h40

Fórum Itinerante do Leite destaca desafios da mão-de-obra na atividade leiteira

Fórum Itinerante do Leite destaca desafios da mão-de-obra na atividade leiteira

 

“ Os desafios da mão de obra, quando a produção está em boas mãos, os resultados aparecem” formam o tema transversal do 6º Fórum Itinerante do Leite, que ocorre na terça-feira (26/06), no Instituto Federal Farroupilha (Iffar), campus Santa Rosa. A programação tem início na noite da segunda-feira (25/06), a partir das 19h, em uma recepção de lideranças e imprensa com mostra e degustação de produtos lácteos. Na ocasião, indústrias e agroindústrias de diferentes pontos do Estado apresentam seus principais queijos na mostra de produtos lácteos, com harmonização de suco de uva e vinho colonial, produzidos por agroindústrias da região.

O grande público será recepcionado no ginásio do Iffar na terça-feira (26/06), com abertura oficial e welcome milk, às 8h30. Nesta data são esperadas aproximadamente 800 pessoas vindas de diferentes pontos da região e do Estado. Na ocasião será montada estrutura especial para que o evento aconteça com qualquer tempo.

Às 9h o Canal Rural inicia a sua transmissão, sendo que o painel será apresentado pela jornalista Kellen Severo. Na sequência, haverá exposição da diretora-geral do Campus Santa Rosa do Iffar, Renata Rotta, do presidente do Fundesa, Rogério Kerber, e de representante da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS.

Às 9h25 inicia o primeiro painel com foco na sucessão familiar, cooperação e terceirização. Nele, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Ivar Kreutz, abordará a importância da mão de obra e os desafios a serem enfrentados na atividade leiteira. E, a médica veterinária e produtora de leite em Tuparendi, Mariane Moz falará sobre o investimento na atividade leiteira para garantir a sucessão familiar. Por fim, a gestora financeira e produtora de leite de Tuparendi, Marjori Ghellar, abordará a terceirização de atividades e a cooperação entre produtores para viabilizar a produção de leite.

O painel seguinte, com foco no gerenciamento, inovação e automação inicia às 10h45. O médico veterinário da Emater do Paraná, Paulo Tadatoshi Hiroki, fala sobre o planejamento do parto das vacas para garantir férias para os produtores de leite. O administrador do Tambo Nólio, de Paraí (RS), explica a experiência de robotização da ordenha Ao final dos dois painéis, haverá participação de debatedores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado (Sindilat).

Os painelistas responderão perguntas do público presente no evento e também dos telespectadores do Canal Rural, sendo que os questionamentos podem ser encaminhados pelo WhatsApp, pelo telefone (11) 98524-0073 e pelo Facebook do Canal Rural (www.facebook,com/canalrural). Às 12h15 será servido almoço no restaurante do Iffar. A seguir, às 12h35min os principais destaques do evento serão apresentados no Programa Mercado & Cia do Canal Rural.

Na parte da tarde, a programação contempla, a partir das 13h30, oficinas sobre atividade leiteira sob o olhar das mulheres; produção orgânica de leite e laticínios; e clima e bem-estar das vacas leiteiras. Também haverá reunião técnica sobre tuberculose e brucelose na sala 213 do Iffar, com representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ministério da Agricultura, Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) e CCGL. A previsão é de que o encerramento da programação ocorra às 15h30.

A realização do evento é do Canal Rural, do Fundesa, do Sindilat/RS, do Sistema Farsul e da Fetag/RS. O fórum tem apoio técnico da Emater/RS-Ascar, do Instituto Federal Farroupilha - Campus de Santa Rosa e da Embrapa. O apoio institucional é da Associação Gaúcha de Leite (AGL), Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), Arranjo Produtivo Local (APL) Leite, Associação das Pequenas Agroindústrias de Laticínios do RS (Apil), Gadolando, Jersey-RS, Coopermil, Cotrimaio, Faculdade de Horizontina (Fahor), Famurs, Fecoagro, Fundação Educacional Machado de Assis (Fema), Instituto Senai, Ministério da Agricultura, Ocergs- Sescoop, Prefeitura de Santa Rosa, Secretaria de Agricultura Pecuária e Irrigação (Seapi), Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Sicredi e Unijuí.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br




 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633