zulupa.com.br
sábado,20 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

04/07/2018 11h32

Vinho artesanal é destaque em evento em Caseiros

Vinho artesanal é destaque em evento em Caseiros

 

A sétima edição da Mostra Municipal de Vinhos Artesanais foi realizada neste sábado (30/06), na comunidade de São Brás, município de Caseiros. A atividade é organizada pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Durante todo o processo da Mostra, 22 produtores de vinhos realizaram a inscrição, resultando em 31 amostras.
O evento tem por objetivo incentivar a produção de vinhos de qualidade, oportunizar o conhecimento, apresentar aos consumidores os vinhos elaborados no município, elevar o nível técnico e melhorar o processo de vinificação entre os participantes.
Essa edição teve um diferencial, os promotores estabeleceram duas categorias para concorrer. A categoria de Vitivinicultor, que é o agricultor que cultiva as uvas e fabrica o vinho, e a categoria de Vinicultores, que são as pessoas que adquirem a uva e fazem o vinho.
De acordo com a comissão organizadora, com esse diferencial foi possível valorizar os agricultores que cultivam seu parreiral e também incentivar aqueles que apreciam a elaboração dos vinhos. Essa divisão de categoria foi válida apenas para o júri técnico e foram premiados os primeiros e segundos lugares de tinto e branco da categoria Vitivinicultor e Vinicultor.
Os vinhos inscritos foram submetidos ao júri técnico, formado por conhecedores da bebida, e também ao júri popular, composto por pessoas indicadas por entidades e organizações.
A divulgação e a premiação aos vencedores foram realizadas durante o jantar, que contou com um cardápio típico italiano. Os melhores vinhos participarão da VI Mostra Regional de Vinhos Artesanais, que acontecerá no município de Lagoa Vermelha, dia 18 de agosto.

Resultados:
Categoria Júri Técnico: Vitivinicultor
Vinho Tinto:
1º lugar: EVARISTO CICHELERO
2º lugar: JUVINO BROLLO
Vinho Branco:
1º lugar: LUIZINHO MASSOCATTO
2º lugar: - ISAIAS SOUZA
Categoria Júri Técnico: Vinicultor
Vinho Tinto:
1º lugar: NELSON TESSARO
2º lugar: FLÁVIO PONTEL
Vinho Branco:
1º lugar: PAULO TESSARO
2º lugar: VOLNEI CECCHIN
Categoria Júri Popular:
Vinho Tinto:
João Vicentin
Vinho Branco:
Evaristo Cichelero


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo Jornalista Vanessa Almeida de Moraes
vanessa@emater.tche.br
(54) 3311-5066
(54) 9 9976-8862

www.facebook.com/EmaterRS
http://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633